Imunizantes

México enviará à Argentina 800.000 doses da AstraZeneca produzidas em conjunto

Os dois países concordaram em produzir em conjunto cerca de 150 milhões do imunizante, mas sua fabricação sofreu atrasos significativos devido à escassez de suprimentos

Vacina da AstraZenecaVacina da AstraZeneca - Foto: Marco Bertorello/AFP

O México enviará para a Argentina neste fim de semana o primeiro lote de vacinas AstraZeneca fabricadas em conjunto, após um acordo assinado em agosto de 2020, informaram os dois governos, nesta terça-feira (25). 

A produção de 800 mil doses para cada país ficou a cargo do laboratório argentino mAbxience, responsável pela fabricação do princípio ativo, e do mexicano Liomont, que embalou e fiscalizou o medicamento.

Os dois países concordaram em produzir em conjunto cerca de 150 milhões de vacinas AstraZeneca, mas sua fabricação sofreu atrasos significativos devido à escassez de suprimentos para embalagens no México. 

Também está pendente uma autorização final da sede da AstraZeneca em Londres, que deve ser resolvida esta semana, segundo a chancelaria mexicana.

A Argentina está em confinamento estrito por nove dias para combater uma nova onda de infecções com a qual acumula 3,6 milhões de casos confirmados, além de 74.480 mortes. 

Nesta segunda-feira, cerca de 8,8 milhões de argentinos já havia sido vacinados com pelo menos uma dose e 2,4 milhões foram totalmente imunizados. 

O México é o quarto país mais atingido no mundo, com 221.695 mortes e 2,39 milhões de casos confirmados. Até o momento, 11,8 milhões de mexicanos concluíram o processo de vacinação e 6,7 milhões receberam uma dose.

Veja também

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos
Inclusão

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano
ORIENTE MÉDIO

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano

Newsletter