Logo Folha de Pernambuco

Migração

México irá organizar reunião regional sobre migração no fim do mês

Foram convidados para o encontro, na cidade de Palenque, os líderes de Belize

Bandeira do MéxicoBandeira do México - Foto: Reprodução/Internet

O México irá organizar no próximo dia 22 uma reunião de cúpula sobre migração com vários países da América Latina, anunciou nesta segunda-feira (09) o presidente Andrés Manuel López Obrador, que irá propor um plano para conter o fluxo incessante de pessoas sem documentos para os Estados Unidos.

Foram convidados para o encontro, na cidade de Palenque, os líderes de Belize, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Haiti, Honduras, Nicarágua, Panamá e Venezuela, informou López Obrador, em entrevista coletiva.

A maior parte dos migrantes que lotam suas fronteiras para pedir asilo ou refúgio em território americano ou tentar cruzar ilegalmente, segundo o governo mexicano, tem origem nesses países.

O objetivo é ver “como garantir que haja trabalho, bem-estar, nos povos dos nossos países, e não pensar apenas em medidas coercitivas, em postos de controle, em muros, em militarizar as fronteiras”, disse o presidente mexicano, cujo governo reconhece que está sobrecarregado pela chegada em massa de migrantes, inclusive de países africanos e asiáticos.

López Obrador também confirmou que se reunirá em novembro com o colega americano, Joe Biden, em São Francisco, durante a reunião da cúpula Ásia-Pacífico.

Veja também

Kombi pega fogo em cima de viaduto na BR-101, no Recife; trânsito fica complicado
CIDADE UNIVERSITÁRIA

Kombi pega fogo em cima de viaduto na BR-101 na manhã desta sexta (18), no Recife; trânsito fica complicado

Venezuela anuncia prisão de 19 'mercenários' estrangeiros acusados de planejar complô contra Maduro
América do Sul

Venezuela anuncia prisão de 19 'mercenários' estrangeiros acusados de planejar complô contra Maduro

Newsletter