Logo Folha de Pernambuco

inteligência artificial

Midjourney: conheça a ferramenta de inteligência artificial por trás da foto do Papa com "casacão"

Plataforma gera imagens realistas e já recebeu investimento do Google

Imagem de Papa Francisco vestindo jaqueta puffer branca foi gerada por inteligência artificial Imagem de Papa Francisco vestindo jaqueta puffer branca foi gerada por inteligência artificial  - Foto: Reprodução

Uma imagem do Papa Francisco vestindo uma jaqueta puffer branca deu o que falar nas redes sociais neste fim de semana. Muitos internautas - e até veículos tradicionais, como a Vogue - acreditaram que se tratava de um novo estilo adotado pelo pontífice. A imagem trata-se, no entanto, de um deepfake. Uma espécie de conteúdo sintético criado a partir da inteligência artificial - nesse caso, por meio da plataforma Midjourney, ferramenta que gera imagens realistas a partir de textos.

A imagem do Papa Francisco foi criada pelo artista Pablo Xavier, de 30 anos, no Midjourney. Pablo começou a criar desde o ano passado artes de personagens famosos vestindo peças fashionistas de streetwear, como o Papa Francisco, Joe Biden, Oprah Winfrey, Barack Obama e Donald Trump.

O uso de inteligência artificial para criar textos e imagens se popularizou este ano com a chegada de plataformas generativas hiperrealistas, como Dall-E, Stable Diffusion e o Midjourney. Este último pertence a uma startup de mesmo nome criada por um laboratório de pesquisa independente com sede em San Francisco, nos Estados Unidos.

Na mira do Google
Em meio à corrida das Big Techs pelas melhores tecnologias baseadas em IA, o Midjourney entrou na mira do Google, do grupo Alphabet, que já anunciou estar investindo na empresa. No dia 14 de março, informou que contratou uma enxurrada de startups de inteligência artificial para seu serviço em nuvem Google Cloud, incluindo Midjourney e o AI21, uma startup israelense especializada em Modelo de Linguagem em Grande Escala (LLM) - rival da OpenAI, dona do popular ChatGPT.

A tecnologia da inteligência artificial generativa tem suas controvérsias, mas seu apelo e acessibilidade ajudaram a proliferar plataformas que a cada dia ganham novas atualizações e conquistam mais usuários.

Embora ainda em testes, a plataforma do Midjourney recebeu uma atualização no último dia 15 e promete resultados ainda mais realistas.

Como acessar o Midjourney?
A ferramenta do Midjourney está disponível como um bot no Discord, um aplicativo estilo fórum de bate-papo. Para usá-la, é preciso baixar seu software e criar uma conta na plataforma.

Ao realizar o login e autorizar o acesso pela plataforma, o usuário é redirecionado para uma sala Discord com outros usuários. Uma vez no bate-papo, deve-se digitar "imagine/" para ativar o código que executa ações. Em seguida, basta digitar palavras em inglês para montar sua arte personalizada. Em alguns segundos, o sistema começa a gerar quatro opções de ilustração.

No formato gratuito, o usuário pode realizar 25 consultas. Para continuar usando o programa, porém, é preciso criar uma assinatura que custa entre US$ 8 e US$ 60 por mês, a depender do plano escolhido.

Veja também

Festival das Juventudes do Recife: sétima edição tem programação neste sábado (23), na Rua da Moeda
Cultura

Festival das Juventudes do Recife: sétima edição tem programação neste sábado (23), na Rua da Moeda

Mulheres mais baixa e mais alta do mundo se encontram pela primeira vez; saiba quem são
Encontro

Mulheres mais baixa e mais alta do mundo se encontram pela primeira vez; saiba quem são

Newsletter