INTERNACIONAL

Milei anuncia, em Israel, projeto de transferir embaixada argentina para Jerusalém

Atualmente, a embaixada argentina está localizada em Herzliya, perto de Tel Aviv

Javier Milei, presidente da ArgentinaJavier Milei, presidente da Argentina - Foto: Luis Robayo/AFP

O presidente argentino, Javier Milei, chegou nesta terça-feira (6) a Israel e logo depois anunciou o seu plano de transferir a embaixada do seu país para Jerusalém.

"Obviamente, meu plano é transferir a embaixada [argentina] para Jerusalém Ocidental", disse Milei ao ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, na pista do aeroporto Ben Gurion, perto de Tel Aviv.

Atualmente, a embaixada argentina está localizada em Herzliya, perto de Tel Aviv, onde fica a grande maioria das representações diplomáticas.

O presidente argentino disse ao ministro israelense das Relações Exteriores que, com sua visita, pretende expressar seu "apoio ao povo de Israel" e "defender a legítima defesa" do Estado judeu contra "'os terroristas" do movimento islamista palestino Hamas.

A Argentina abriga a maior comunidade judaica da América Latina.

Em sua segunda viagem ao exterior desde que assumiu a Presidência em dezembro, o ultraliberal Milei estará em Israel até quinta-feira e, de acordo com sua agenda, não prevê se deslocar para a Cisjordânia ocupada.

Economista que nos últimos anos se aproximou do judaísmo, Milei se reúne com o presidente Isaac Herzog hoje, em Jerusalém, e, na quarta-feira, com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. Também terá reuniões com empresários e rabinos.

Além, disso, visitará o Museu do Holocausto, o Yad Vashem, e irá a um dos kibutz atacados pelos comandos do Hamas em 7 de outubro, durante um ataque surpresa no sul de Israel que terminou em pelo menos 1.160 mortos.

O presidente argentino também pretende se reunir com familiares de pessoas sequestradas pelo Hamas.

Em represália pelo ataque do Hamas, Israel começou a bombardear a Faixa de Gaza no mesmo 7 de outubro. Até o momento, seus ataques aéreos e terrestres deixaram mais de 27.000 mortos, segundo o Hamas, que governa o enclave.

De Israel, Milei segue para a Itália para se encontrar com o papa Francisco na segunda-feira, no Vaticano, assim como com o presidente italiano, Sergio Mattarella, e com a primeira-ministra Giorgia Meloni.

Veja também

Chefe do ELN diz que diálogos na Colômbia podem seguir apesar de confrontos
Colômbia

Chefe do ELN diz que diálogos na Colômbia podem seguir apesar de confrontos

ONS recomenda que governo volte a adotar o horário de verão
Horário de verão

ONS recomenda que governo volte a adotar o horário de verão

Newsletter