Logo Folha de Pernambuco

argentina

Milei responde críticas de Maduro: "socialista empobrecedor"

Presidente argentino está na Suíça para o Fórum Econômico Mundial que acontece em Davos

Presidente da Argentina, Javier MileiPresidente da Argentina, Javier Milei - Foto: Emiliano Lasalvia/AFP

O presidente argentino, Javier Milei, chamou seu homólogo venezuelano de "socialista empobrecedor" nesta terça-feira (16), em resposta a declarações anteriores de Nicolás Maduro que o qualificou como "erro histórico".

"Eu não esperava TAMANHO ELOGIO...!!! O socialista empobrecedor Maduro dizendo que sou um erro histórico na América Latina confirma que estamos no caminho certo...!!!", publicou Milei em sua conta na rede social X.

O ultraliberal Milei está na Suíça para participar até quinta-feira do Fórum Econômico Mundial que acontece em Davos.

"Venho defender as ideias de liberdade em um fórum que está contaminado pela agenda socialista", declarou à Infobae, antes de viajar.

"Não espero que se retifique, mas sim que chegue esta mensagem de que está equivocado (...) É um erro na história da América Latina, Milei, um erro fatal na história da Argentina", afirmou Maduro na segunda-feira em Caracas, ante à Assembleia Nacional.

Durante a campanha eleitoral que o levou ao poder, Milei utilizou várias vezes a Venezuela como exemplo contrário ao que propunha para a Argentina.

"Não fazemos pactos com os comunistas, não promoveria relações com os comunistas, nem com Cuba, nem com a Venezuela, nem com a Coreia do Norte, nem com a Nicarágua, nem com a China", antecipou.

Nem Maduro nem o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participaram da posse de Milei em dezembro. A Argentina ainda não um nomeou um novo embaixador em Caracas.

Quando Milei venceu o peronista Sergio Massa na eleição presidencial de 19 de novembro, Maduro considerou que a "extrema direita neonazista venceu na Argentina" e advertiu: "não vamos nos calar".

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter