Logo Folha de Pernambuco

EUA

Milhares de ativistas se manifestam em Washington contra o aborto

O aborto é um dos principais temas da campanha presidencial

Muitos estados restringiram severamente essa prática ou a proibiram em seu territórioMuitos estados restringiram severamente essa prática ou a proibiram em seu território - Foto: ROBERTO SCHMIDT/AFP

Milhares de ativistas enfrentaram nesta sexta-feira (19) a neve em Washington para alertar os republicanos que o tema do aborto irá determinar seu voto nas eleições presidenciais de novembro.

Os “pró-vida”, como se autodenominam, tiveram uma vitória histórica em junho de 2022, quando a Suprema Corte anulou uma decisão que, desde 1973, garantia às mulheres americanas o direito de abortar e dava a cada estado a liberdade de legislar a respeito. Desde então, as batalhas legislativas e judiciais se multiplicam.

Os organizadores da “Marcha pela Vida” anual explicaram que o objetivo “não é apenas mudar as leis nos níveis estadual e federal, mas também mudar a cultura, para que, em última instância, o aborto seja impensável".

O aborto é um dos principais temas da campanha presidencial, e a vice-presidente de Joe Biden, Kamala Harris, prevê um giro pelo país para defender esse direito.

Desde que a garantia federal do aborto foi anulada, muitos estados restringiram severamente essa prática ou a proibiram em seu território, e milhares de mulheres foram obrigadas a fazer viagens caras para conseguirem abortar.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter