Logo Folha de Pernambuco

CHINA

Milhares de pessoas em quarentena em Pequim depois que um homem violou normas anticovid

Nessas últimas semanas, Pequim enfrentou sua maior explosão de casos de Covid-19

Covid na ChinaCovid na China - Foto: Hector RETAMAL / AFP

A polícia chinesa investiga um homem em Pequim que não respeitou a obrigação de permanecer em casa e posteriormente deu positivo em um teste de Covid-19, o que levou milhares de moradores a cumprir uma quarentena.

Nessas últimas semanas, Pequim enfrentou sua maior explosão de casos de Covid-19 desde o início da pandemia devido à variante ômicron. O governo ordenou seus habitantes a ficar em casa para tentar conter as infecções. 

As autoridades informaram no domingo que um homem de cerca de 40 anos chamado Sun violou a ordem de isolamento que recebeu após visitar um shopping considerado de "alto risco".

"Durante o período de isolamento domiciliar, ele saiu muitas vezes e passeou pelo bairro", disse o funcionário de segurança pública de Pequim, Pan Xuhong.

Sun e sua esposa deram positivo em um teste de Covid-19 e, por conta disso, as autoridades confinaram 5.000 de seus "vizinhos" e enviaram outros 250 para centros de quarentena do governo. 
 

As restrições pelo vírus começaram a ser suavizadas em Pequim nesta segunda-feira, com a reabertura de parques, museus e cinemas, depois que as autoridades declararam que o surto estava controlado. 

A China realiza uma estratégia de "covid zero", que inclui quarentenas rigorosas, testes em massa e confinamentos rígidos. 

As pessoas que infringem as normas enfrentam duras sanções. 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter