Logo Folha de Pernambuco

ROMÊNIA

Milhares de romenos protestam contra a anulação das eleições presidenciais

Novas eleições devem ser realizadas em maio; a data deve ser confirmada na próxima semana

Eleição presidencial na Romênia mostrou força da extrema direitaEleição presidencial na Romênia mostrou força da extrema direita - Foto: Daniel Mihailescu/AFP

Milhares de romenos se reuniram em frente ao Parlamento em Bucareste, nesta sexta-feira (10), para denunciar a anulação das eleições presidenciais, após uma campanha marcada por suspeitas de interferência russa.

O Tribunal Constitucional, localizado dentro do enorme edifício, anulou as eleições no início de dezembro, uma ocorrência extremamente rara na União Europeia. O candidato de extrema direita Calin Georgescu havia vencido no primeiro turno.

As autoridades acusam Georgescu de ter recebido apoio ilícito por meio da plataforma TikTok e a Comissão Europeia anunciou a abertura de uma investigação.

Novas eleições devem ser realizadas em maio; a data deve ser confirmada na próxima semana.

Crítico da UE e da Otan, e contrário a qualquer ajuda militar à Ucrânia, Georgescu entrou com várias ações judiciais, incluindo uma perante o Tribunal Europeu de Direitos Humanos (TEDH).

Seus advogados contestaram a anulação da eleição perante o Tribunal Constitucional nesta sexta-feira.

"Vivemos em uma ditadura", disse outro candidato nacionalista, George Simion, à imprensa, dizendo que estava lá "para defender a democracia". Ele convocou uma nova manifestação na capital no domingo e se juntou ao recurso perante o Tribunal.

O seu partido, a AUR, tinha obtido 18% dos votos nas recentes eleições legislativas e, no total, os três partidos do bloco soberanista representam agora um terço dos eleitores, ou seja, mais que o triplo dos votos obtidos pelo AUR em 2020, quando se apresentou sozinho.

Diante desse bloco crescente, várias forças políticas pró-europeias formaram um governo no final de dezembro e apresentaram um candidato comum à presidência, Crin Antonescu.

Aos 65 anos, o ex-líder dos liberais "suspendeu" sua candidatura, lamentando a falta de apoio dos principais partidos.

Veja também

Ameaças de Trump contra Groelândia podem encarecer Ozempic, produzido na Dinamara
Saúde

Ameaças de Trump contra Groelândia podem encarecer Ozempic, produzido na Dinamara

Empresária que sobreviveu a acidente de avião em Ubatuba segue em estado grave
SOBREVIVENTES

Empresária que sobreviveu a acidente de avião em Ubatuba segue em estado grave

Newsletter