Milhares fugiram de região ucraniana de Kharkiv para a Rússia em 24 horas, diz funcionário russo
Desde sábado (10), o governo de Kiev relatou ganhos territoriais significativos contra o exército russo no leste
"Milhares" de pessoas fugiram da região de Kharkiv, na Ucrânia, palco da contraofensiva de Kiev, para a Rússia em 24 horas, disse, neste domingo (11), o governador da região russa de Belgorod, que faz fronteira com a Ucrânia.
"Não foi a noite ou a manhã mais tranquila. Nas últimas 24 horas, milhares de pessoas cruzaram a fronteira", disse Viacheslav Gladkov em um vídeo postado no Telegram.
No início deste mês, o exército ucraniano anunciou, pela primeira vez, uma contraofensiva no sul, antes de fazer um avanço surpresa nesta semana contra as linhas russas no nordeste, na região de Kharkiv.
Leia também
• Caixão de Elizabeth II faz sua última viagem na Escócia, a caminho de Edimburgo
• Reino Unido reforça a segurança antes do primeiro funeral de Estado desde 1965
• Funeral de Elizabeth II será em 19 de setembro, em Londres
Desde sábado (10), o governo de Kiev relatou ganhos territoriais significativos contra o exército russo no leste. Por sua vez, as forças russas anunciaram a retirada de suas tropas de alguns setores para "reforçar" a região separatista pró-russa de Donetsk mais ao sul.
A maioria das pessoas que cruzaram a fronteira na região de Belgorod foi para casas de parentes ou amigos próximos, segundo Gladkov, que afirmou que a situação estava "sob controle" neste domingo (11).