Logo Folha de Pernambuco

cessar-fogo

Milhares vão às ruas em Madri em defesa de cessar-fogo em Gaza

A multidão marchou da estação de trem de Atocha até a praça Porta do Sol, no centro da capital espanhola

O protesto reuniu cerca de 3.000 pessoas, de acordo com a delegação do governo central em MadriO protesto reuniu cerca de 3.000 pessoas, de acordo com a delegação do governo central em Madri - Foto: Javier Soriano/AFP

Milhares de pessoas, incluindo seis ministros do governo espanhol, manifestaram-se neste sábado (17) em Madri a favor de um cessar-fogo imediato entre Israel e o movimento islamista palestino Hamas na Faixa de Gaza.

A multidão marchou da estação de trem de Atocha até a praça Porta do Sol, no centro da capital espanhola, com uma grande faixa que dizia: "Liberdade para a Palestina."

Seis ministros do governo do primeiro-ministro socialista Pedro Sánchez estiveram presentes no protesto: cinco membros do partido de extrema esquerda Sumar, seus parceiros de coalizão, além do ministro dos Transportes Oscar Puente, do próprio partido socialista.

"Precisamos conseguir um cessar-fogo imediato, devemos conseguir o fim das mortes e das agressões a inocentes, precisamos conseguir a libertação de todos os reféns", declarou Puente aos jornalistas.

O protesto reuniu cerca de 3.000 pessoas, de acordo com a delegação do governo central em Madri. O número é menor do que o da última manifestação em 27 de janeiro, que contou com cerca de 20.000 pessoas.

Junto com Irlanda e Bélgica, a Espanha é um dos países da União Europeia mais críticos em relação à maneira como Israel está conduzindo suas operações militares na Faixa de Gaza.

O conflito começou em 7 de outubro após o ataque do Hamas no sul de Israel, que resultou em cerca de 1.160 mortes, a maioria civis, segundo contagem da AFP com base em dados oficiais israelenses.

Em resposta, Israel lançou uma ofensiva que já causou 28.858 mortes, a maioria mulheres e menores, segundo o Ministério da Saúde de Gaza, governada pelo Hamas desde 2007.

Veja também

Governo processa 17 planos de saúde por cancelamentos unilaterais
Planos de saúde

Governo processa 17 planos de saúde por cancelamentos unilaterais

Município de Paulista realiza, neste sábado (23), dia D de vacinação antirrábica
Folha Pet

Município de Paulista realiza, neste sábado (23), dia D de vacinação antirrábica

Newsletter