Guerra na Ucrânia

Militares iranianos ajudam a Rússia na guerra contra a Ucrânia, diz Casa Branca

Segundo porta-voz da Casa Branca, iranianos estiveram na Crimeia para ajudar as forças de Moscou a realizar ataques com drones na Ucrânia

Porta-voz do Pentágono John KirbyPorta-voz do Pentágono John Kirby - Foto: AFP

Militares iranianos estiveram na região da Crimeia, ocupada pela Rússia, ajudando as forças de Moscou a realizar ataques com drones na Ucrânia, informou a Casa Branca nesta quinta-feira (20).

Avaliamos que pessoal militar iraniano estava no terreno na Crimeia e ajudou a Rússia nestas operações, declarou a jornalistas o porta-voz de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby.

Segundo Kirby, os iranianos presentes na Crimeia ofereciam suporte técnico e os russos pilotavam os drones, cujos ataques causaram danos significativos à infra-estrutura ucraniana. 

"Teerã está agora diretamente envolvida no terreno e mediante o fornecimento de armas, que estão afetando os civis e a infraestrutura civil na Ucrânia", ressaltou Kirby. 

O porta-voz assegurou que os Estados Unidos vão buscar "todos os meios para expor, dissuadir e confrontar o fornecimento destas munições por parte do Irã contra o povo ucraniano".

"Vamos continuar aplicando energicamente todas as sanções dos Estados Unidos ao comércio de armas russo e iraniano", acrescentou Kirby.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter