pescaria

Mineiro captura atum de mais de 160 quilos na Bacia de Santos: "Loucura"

Ele fazia parte de grupo de pescadores que saiu de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, em direção ao alto-mar

O comerciante ao lado do peixe gigante de mais de 160 quilosO comerciante ao lado do peixe gigante de mais de 160 quilos - Foto: Arquivo pessoal

Um pescador de Minas Gerais foi o responsável por pescar um atum de 160 quilos e 290 gramas, na noite da última sexta-feira (23). O comerciante Rodrigo Sales, de 43 anos, saiu de sua terra natal e foi até Niterói, na Região Metropolitana do Rio, de onde saiu com um grupo de pessoas até a Bacia de Santos, onde conseguiu fisgar o pescado "gigante".

— Foi loucura, loucura, loucura — disse ele.

Apesar da experiência — ele pesca desde os 9 anos —, Rodrigo teve que se preparar para a pescaria de atum, já que nunca havia saído numa do tipo. Investiu R$ 11 mil em equipamentos e foi se informando, inclusive com outras pessoas que estavam na embarcação, na sexta-feira.

Quando o barco chegou a seu destino, o comerciante começou a tentar chegar com a isca num local profundo, onde ficam os peixes maiores. Mas não conseguia atravessar o cardume que estava na superfície: logo fisgava algum atum menor. Até que aumentou o peso da isca, furou o bloqueio e, quando alcançou 220 metros de profundidade, sentiu que havia pescado um peixe grande. E começava aí uma "briga" para retirar o atum da água.

— Foi mais de uma hora de briga intensa. Uma doideira — contou Rodrigo, que teve ajuda de outras pessoa que estavam no barco.

O atum gigante, assim como os outros vinte e poucos pescados por ele — com peso variando de dez a trinta quilos — foram para Juiz de Fora, onde o comerciante mora. Eles foram limpos e cortados:

— Eu como muito peixe. Todos os dias praticamente. Mas mesmo assim não tem como. Distribuí para parentes e também dei atum para todos os meus funcionários.

Animal pesa 160 quilos. Foto: Arquivo Pessoal

Recorde
De acordo com Lanine Fallante, dona Golden Rei Pescarias, empresa responsável por organizar a pescaria da qual Rodrigo participou, esse foi o maior peixe já pescado no Brasil na categoria pescaria esportiva amadora:

— Estamos no mercado desde 2013. Em alto-mar com clientes, estamos fazendo pescarias há quatro. Desse vez, ele (Rodrigo) deu a sorte de pegar o maior peixe .

Por causa desse recorde, Rodrigo ganhou direito a uma nova pescaria: — E aí vamos ver o que acontece!

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter