Mineiros da Vale presos no Canadá desde domingo estão sendo resgatados
Trinta e nove trabalhadores de uma mina da Vale no leste do Canadá ficaram presos no domingo após um incidente que cortou o acesso principal
Trinta e nove trabalhadores de uma mina da Vale no leste do Canadá ficaram presos no domingo após um incidente que cortou o acesso principal, mas não há feridos e eles já estão sendo evacuados, afirmou o grupo brasileiro.
Os mineiros também têm acesso a comida e água, acrescentou a empresa proprietária da mina, que espera concluir o resgate na noite de segunda-feira.
"A equipe de resgate alcançou os mineiros e começou a evacuá-los por uma saída secundária através de um sistema de escadas", disse o grupo em um comunicado.
Leia também
• Mianmar e Afeganistão ficam sem voz na Assembleia Geral da ONU
• Dissidentes do acordo de paz das Farc na Colômbia são mortos em operação militar
• Papa Francisco pede perdão pelos 'pecados' da Igreja no México
"Ninguém estava no sistema de transporte principal quando o incidente ocorreu", informou a porta-voz da Vale, Danica Pagnutti, à Rádio Canadá, que explicou que um equipamento pesado colidiu com o elevador.
"Sabemos que a operação de resgate levará tempo e estamos aliviados em saber que não há feridos", disse no Twitter Doug Ford, primeiro-ministro de Ontário, província onde está localizada a mina.
Todas as operações da mina de Totten, em Sudbury, foram paralisadas desde domingo e a Vale garantiu que realizará uma avaliação antes de retomar a produção.
Essa mina havia sido fechada em 1972, mas foi reaberta pela Vale em 2014. Durante os primeiros seis meses de 2021, cerca de 3.600 toneladas de níquel refinado foram extraídas.