Logo Folha de Pernambuco

Educa Mais Brasil

Ministério da Educação anuncia que alunos de universidades federais receberão internet

De início, serão beneficiados 400 mil alunos em situação de vulnerabilidade social

Alunos em situação de vulnerabilidade terão acesso a internetAlunos em situação de vulnerabilidade terão acesso a internet - Foto: Agência Educa Mais Brasil

Cerca de 400 mil alunos do ensino superior de universidades federais com renda familiar inferior a meio salário mínimo receberão internet para acompanhar as aulas remotas durante o período de pandemia, conforme anúncio feito ontem (17), pelo Ministério da Educação em coletiva de imprensa on-line.

De acordo com o MEC, bônus de dados móveis serão disponibilizados e gerenciados pelas instituições de ensino. Os créditos, de 10 gigabytes a 40 gigabytes, terão validade de 90 dias. A pasta também anunciou outra possibilidade que é o fornecimento de pacotes de dados móveis por meio de chips pré-pagos, que terão validade de 30 dias e créditos de dados que variam de 5 gigabytes a 40 gigabytes.

A intenção é de que o número de 400 mil alunos beneficiados chegue a 900 mil cuja renda familiar seja de até 1,5 salário-mínimo. O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou durante a coletiva que a demora para se implementar a medida, após cinco meses de isolamento em decorrência da pandemia do novo coronavírus, se deve à burocracia interna do Estado. 

De acordo com o MEC, a expectativa é de que o benefício abranja 797 municípios com campi de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e Institutos Federais (IF). Ainda segundo órgão, a solução encontrada “demonstra a viabilidade para um modelo de inclusão nos domicílios de alunos e professores em bandas larga fixa e móvel a partir de 2021”.

*com informações da Agência Brasil

Veja também

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame
CLERO

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza

Newsletter