Ministério da Saúde acompanha surto de vírus respiratório na China
Risco de nova pandemia é considerado baixo, mas pasta recomenda reforço de medidas de prevenção e controle de infecções respiratórias
O Ministério da Saúde acompanha um novo surto de vírus respiratório na China, que tem causado infecções respiratórias, especialmente em crianças. Até o momento, a Organização Mundial de Saúde (OMS) não emitiu alerta internacional, mas a pasta afirmou que está em constante comunicação com autoridades, incluindo a China para monitorar o avanço dos casos.
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China apontou que houve um aumento nas infecções respiratórias agudas, incluindo a gripe.
Leia também
• Proteínas da 'solidão' no seu sangue podem estar colocando sua saúde em risco; entenda
• HMPV: conheça os sintomas da doença viral tem acometido crianças na China
• Metapneumovírus: o que é a doença viral que está aumentando entre crianças na China
A pasta considera baixo o risco de uma nova pandemia, mas recomendou o reforço das medidas de prevenção e controle de infecções respiratórias, como a vacinação contra a covid-19 e a gripe.
Medidas de higiene, como lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou o uso de álcool em gel também são recomendados para a prevenção, assim como o uso de máscaras em locais fechados e com aglomerações.