Saúde

Ministério da Saúde anuncia programa de telemedicina para municípios remotos

O programa, batizado de UBS Digital, foi anunciado na quinta-feira durante evento na sede da pasta

Serviço de teleconsulta da SES-PE disponibiliza atendimento para várias regiõesServiço de teleconsulta da SES-PE disponibiliza atendimento para várias regiões - Foto: Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco

O Ministério da Saúde anunciou um programa para levar serviços de telemedicina a municípios em áreas remotas. Serão destinados R$ 14,8 milhões para a informatização de Unidades Básicas de Saúde (UBS) em 323 cidades, classificadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) como localizadas em áreas rurais remotas.

O programa, batizado de UBS Digital, foi anunciado na quinta-feira durante evento na sede da pasta. Na mesma cerimônia, foi assinada uma portaria que regulamenta ações de telemedicina no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

— Essa portaria, ele vem para dar atendimento e resolutividade para os locais mais longínquos. Todos os municípios com a tipologia remota, todos, sem exceção, 323 segundo o IBGE, eles vão ter direito de aderir a essa portaria, com quase 15 milhões de reais, para acessar diversos serviços — afirmou o secretário de Atenção Primária à Saúde da pasta, Raphael Câmara.

De acordo com o secretário, estarão disponíveis serviços nas áreas de cardiologia, dermatologia, endocrinologia, geriatria e oftalmologia, entre outros.

A portaria que regulamenta a telemedicina no SUS, publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial da União (DOU), determina que o atendimento deverá garantir a "integridade, privacidade, segurança e o sigilo das informações".

Para o ministro Marcelo Queiroga, as medidas serão uma "revolução" no sistema de saúde.

— Estou certos que estamos entrando com um pé firme em uma nova era da medicina. A utilização de tecnologias de informação e comunicação fará a verdadeira revolução no sistema de saúde, trazendo mais acesso, mais eficiência, mais efetividade.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter