Logo Folha de Pernambuco

Covid-19

Ministério da Saúde deve distribuir primeira dose de vacina a todas as crianças até 15 de fevereiro

Público infantil vai de 5 a 11 anos. Quantitativo estimado para cobrir o grupo é de cerca de 20 milhões de doses

A declaração foi dada em conversa com jornalistas na sede da pasta nesta segunda-feiraA declaração foi dada em conversa com jornalistas na sede da pasta nesta segunda-feira - Foto: Ministério da Saúde

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, projeta que o Brasil deve enviar aos estados vacinas suficientes para aplicar a primeira dose em crianças de 5 a 11 anos até 15 de fevereiro. A declaração foi dada em conversa com jornalistas na sede da pasta nesta segunda-feira (7).

Ao todo, o grupo inclui 20,4 milhões, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Queiroga, no entanto, não informou se os imunizantes são de doses pediátricas da Pfizer, liberada para a faixa etária, ou de CoronaVac, aprovada para uso a partir de 6 anos.

"Nós estamos trabalhando fortemente para antecipar as doses infantis, para que os pais também exerçam o direito de vacinar os seus filhos. Até o dia 15 de fevereiro, nós já distribuiremos doses para vacinar todas as crianças de 5 a 11 anos", disse o ministro.

O governo mantém a previsão, já confirmada pelo laboratório, de receber 20 milhões de vacinas de Pfizer para crianças — que correspondem a um terço da dose adulta — até o fim do primeiro trimestre. Também há a possibilidade de ampliar para mais 10 milhões de doses.

Além disso, negocia a compra de 10 milhões de doses de CoronaVac com o Instituto Butantan. Como não há diferenciação entre doses adultas e pediátricas de CoronaVac, estados e municípios podem aplicar as doses disponíveis em estoque.

Veja também

Na Hungria, Orbán promete desconsiderar mandado de prisão internacional para Netanyahu
PRISÃO

Na Hungria, Orbán promete desconsiderar mandado de prisão internacional para Netanyahu

Juiz adia indefinidamente anúncio da sentença de Trump no caso Stormy Daniels
Estados Unidos

Juiz adia indefinidamente anúncio da sentença de Trump no caso Stormy Daniels

Newsletter