Logo Folha de Pernambuco

Covid-19

Ministério da Saúde é criticado por demora na liberação das vacinas da Janssen

Lotes recebidos na semana passada ainda não foram liberados

Lote com doses da vacina da JanssenLote com doses da vacina da Janssen - Foto: Hélia Scheppa/SEI

O Ministério da Saúde ainda não distribuiu aos estados as três milhões de doses da vacina contra a Covid-19 da Janssen que foram doadas pelos Estados Unidos. 

Essas doses chegaram ao Brasil divididas em duas remessas. A primeira foi entregue na última sexta-feira (25), com mais de dois milhões de doses, e a segunda chegou no sábado (26), com 947.650 doses. Ambas desembarcaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo. 

Por questões de protocolo, o Ministério da Saúde tem de enviar uma documentação obrigatória da carga para Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fazer a liberação.

No entanto, somente nesta quarta (30) é que a pasta enviou a documentação da carga menor, obtendo liberação da Anvisa. O primeiro - e maior - lote entregue ainda está com essa questão pendente. 

A situação foi comentada, inclusive, pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), em coletiva de imprensa concedida nesta quarta. Ele criticou a demora na distribuição dos imunizantes. 

"Temos pressa e pedimos ao governo federal a imediata liberação de 678 mil vacinas da Janssen para a população do estado de São Paulo que estão estocadas no galpão do ministério da Saúde desde o dia 25 de junho", afirmou ele.

O Brasil já vem aplicando as vacinas da Janssen, mas são doses que chegaram em lotes entregues nos dias 22 e 24 de junho. No País, quatro imunizantes têm autorização de uso pela Anvisa: CoronaVac, desenvolvido pela farmacêutica chinesa Sinovac e produzido no Brasil pelo Instituto Butantan; AstraZeneca/Oxford, com produção nacional pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Pfizer/BioNTech e Janssen. 

Dessas vacinas, apenas a desenvolvida pela Janssen, braço farmacêutico da norte-americana Johnson & Johnson, é utilizada em dose única, o que acelera o processo de imunização. 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter