saúde

Ministério da Saúde lança Rede Brasileira de Pesquisa Clínica

Medida permitirá aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde

Ministério da Saúde lança Rede Brasileira de Pesquisa ClínicaMinistério da Saúde lança Rede Brasileira de Pesquisa Clínica - Foto: Divulgação TV Brasil

O Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e o Ministério da Educação, lançou nesta quarta-feira (28), em Brasília, a Rede Brasileira de Pesquisa Clínica, uma espécie de instância de articulação e consultoria destinada a fortalecer a pesquisa clínica no país. O decreto que cria oficialmente a rede foi publicado no Diário Oficial da União no início do mês.

A proposta, de acordo com o Ministério da Saúde, é promover e incentivar o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação nacional em pesquisa clínica. A rede funcionará como um fórum de articulação intersetorial e de cooperação técnico-científica.

Desdobramentos
A iniciativa, centralizada no Departamento de Ciência e Tecnologia, prevê estratégias de qualificação de pesquisadores e profissionais de saúde, contribuindo para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

“[A rede] pretende proporcionar um ambiente participativo e favorável ao desenvolvimento de pesquisa clínica de excelência, com articulação intersetorial e cooperação técnico-científica entre as diferentes instituições e organizações, a fim de tornar o Brasil mais atrativo e competitivo diante do cenário global de pesquisas”, informou o Ministério da Saúde.

A construção da rede foi feita por meio da articulação com órgãos e entidades da administração pública federal, estadual, distrital ou municipal; instituições e organizações internacionais; centros de pesquisa clínica; comitês de ética em pesquisa com seres humanos; associações de pesquisadores, profissionais de saúde e pacientes; instituições de ensino superior e indústrias farmacêuticas, organizações representativas de pesquisa clínica (ORPCs) e associações.

Veja também

Campanha de conscientização sobre retinoblastoma começa hoje
Retinoblastoma

Campanha de conscientização sobre retinoblastoma começa hoje

Espinafre e couve: vegetais folhosos podem reduzir risco de disfunção erétil, diz estudo; entenda
SAÚDE

Espinafre e couve: vegetais folhosos podem reduzir risco de disfunção erétil, diz estudo; entenda

Newsletter