Logo Folha de Pernambuco

Covid-19

Ministério da Saúde libera vacinação com Pfizer de bebês a partir de 6 meses com comorbidade

Liberação para o público geral até 4 anos ainda será analisada pela Conitec

Vacina contra Covid-19 da PfizerVacina contra Covid-19 da Pfizer - Foto: David Ryder/Getty Images via AFP

O Ministério da Saúde liberou nesta quinta-feira a vacinação contra a Covid-19 com Pfizer para bebês de 6 meses a crianças de 4 anos desde que tenham alguma comorbidade.

A decisão para o público geral dessa faixa etária passará pelo crivo da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec).

O anúncio vem nove dias após a Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização do Programa Nacional de Imunizações (CTAI/PNI) dar aval à imunização. No próximo domingo, completa um mês que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ampliou a autorização da vacina para o grupo.

"Em face do cenário epidemiológico da Covid-19 no país e por recomendação da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI), ficou definido, de forma cautelar, autorizar o uso da vacina para as crianças de 6 meses a menores de 4 anos que apresentem algum tipo de comorbidade, enquanto se cumpre o rito de análise da Conitec", diz a nota da pasta.

A Conitec é responsável por avaliar a inclusão, a exclusão ou a alteração de medicamentos e de terapias no Sistema Único de Saúde (SUS). O movimento é um passo inédito do ministério no aval à vacinação contra a Covid-19. Antes, a análise cabia à área técnica, da qual a CTAI faz parte, e a decisão subia para a alta cúpula da pasta.

O órgão justificou, no entanto, que a medida se baseia em parecer da Consultoria Jurídica (Conjur) e atende ao fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (Espin). As orientações sobre a vacinação das crianças de 6 meses a 4 anos serão oficializadas com a publicação de uma nota técnica, documento que norteia estados, Distrito Federal e municípios na aplicação de doses.

"O Ministério da Saúde, em virtude de parecer proferido pela Consultoria Jurídica (Conjur) da pasta, irá solicitar à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) a avaliação de possível ampliação do uso da vacina Comirnaty pediátrica em crianças de 6 meses a menores de 4 de idade, recentemente aprovada pela Anvisa. A decisão está de acordo com o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (Espin)", continua a nota.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter