Logo Folha de Pernambuco

EDUCAÇÃO

Ministério das Comunicações testará nova tecnologia de internet em escolas do RN

Uma metodologia foi desenvolvida especificamente para ajudar na definição dos melhores pontos de cobertura e da distribuição dos repetidores Wi-Fi dentro de cada escola

Ministério das ComunicaçõesMinistério das Comunicações - Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O Ministério das Comunicações inicia neste mês os testes em três escolas do Rio Grande do Norte para levar internet à sala de aula com uma nova tecnologia. A ideia é comprovar se a tecnologia 5G FWA (Fixed Wireless Access, ou acesso fixo sem fio) é uma alternativa viável para levar banda larga a escolas no País.

Testes realizados em seis escolas do Distrito Federal, em março e abril deste ano, demonstraram bons resultados, com velocidades que podem atender ao programa Escolas Conectadas. Isso significa que ela pode tornar os projetos de conexão de escolas mais viáveis e acessíveis, além de reduzir o tempo de implementação.

Esses primeiros testes foram realizados com os equipamentos para a conexão 5G FWA instalados dentro das escolas. Agora será a vez de checar o desempenho com eles instalados do lado externo das escolas. A iniciativa é uma parceria com o CPQD, Brisanet, Qualcomm, Intelbras e a Beenoculos.

A equipe do CPQD será responsável pela implantação da rede e a instalação dos equipamentos nas três escolas selecionadas para o teste da tecnologia. A Beenoculos, empresa de realidade virtual, vai fornecer uma outra experiência para os alunos.

Uma metodologia foi desenvolvida especificamente para ajudar na definição dos melhores pontos de cobertura e da distribuição dos repetidores Wi-Fi dentro de cada escola.

"Queremos levar para todas as escolas de ensino básico do Brasil uma internet de qualidade e com Wi-Fi para que seja utilizada para fins pedagógicos em sala de aula. E estamos testando esta nova tecnologia para saber se ela pode ser mais uma das diversas tecnologias que temos disponíveis para conectar unidades de ensino, como fibra ótica e conexão satelital, para ser utilizada de acordo com a localidade", afirmou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, ao Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

De acordo com os parâmetros definidos na Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), a conexão de internet nas escolas deve ter velocidade de 1 Mbps por aluno.

As velocidades médias auferidas nos testes indicam que o 5G FWA pode atender os critérios de velocidade da Enec para a conexão de escolas. O piloto envolveu um total de 2.456 alunos, nas seis escolas.

Veja também

Calor pode ser recorde em SP nesta semana? Veja a previsão
são paulo

Calor pode ser recorde em SP nesta semana? Veja a previsão

Licenciamento para barracas de rua das festividades de fim de ano no Recife começa nesta terça (26)
LICENCIAMENTO

Licenciamento para barracas de rua das festividades de fim de ano no Recife começa nesta terça (26)

Newsletter