Amapá tem 100% da energia restabelecida, diz Ministério
Estado passou 21 dias com fornecimento reduzido de eletricidade em 13 dos 16 municípios; dois apagões ocorreram nesse período
O Ministério das Minas e Energia afirmou, nesta terça-feira (24), que chegou ao fim a crise energética do Amapá. As informações são do R7. O estado passou 21 dias com fornecimento reduzido de energia em 13 dos 16 municípios amapaenses. Dois apagões ocorreram nesse período.
De acordo com a pasta, às 3h30 desta terça-feira foi energizado o segundo transformador na subestação Macapá, sendo possível restabelecer completamente o fornecimento de energia elétrica no estado.
Leia também
• Um dia após visita de Bolsonaro, curto circuito provoca explosões em rede no Amapá
• Amapá é atingido por fortes chuvas no fim de semana
• Ministério reconhece estado de calamidade pública no Amapá
"Assim, o sistema elétrico do Amapá conta atualmente com o suprimento a partir de dois transformadores na subestação Macapá (que conecta o estado ao Sistema Interligado Nacional), da geração da usina hidrelétrica Coaracy Nunes e da geração térmica local instalada nesta semana."
Na nota, o ministério diz que continuará acompanhando as ações relacionadas ao fornecimento de energia no Amapá para aumentar a confiabilidade no atendimento à população.
Em seu Twitter, o senador do Amapá Randolfe Rodrigues (Rede) afirmou que a solução é paliativa. "Não dá para continuar sem um transformador reserva em Macapá e o Jari precisa de outro para suprir. Caso contrário, estaremos sempre em risco de apagão", afirmou.
Graças aos trabalhadores e trabalhadoras, nosso sistema elétrico voltou a funcionar integralmente. Mas a solução é paliativa. Não dá p/ continuar sem um transformador reserva em Macapá e o Jari precisa de outro p/ suprir. Caso contrário, estaremos sempre em risco de apagão. pic.twitter.com/MpKZCRqes8
— Randolfe Rodrigues (@randolfeap) November 24, 2020
Em outros posts, o senador afirmou também que vai continuar pedindo a implantação da CPI do Apagão no Congresso e pedirá a reparação dos danos materiais e psicológicos sofridos pela população nesse longo período sem eletricidade.