Logo Folha de Pernambuco

Coronavírus

Ministério envia mais de 40 mil doses da Janssen congeladas e indisponíveis, diz governo do DF

Vacinas ficarão em quarentena para análise, segundo a Secretaria de Saúde local

Vacina contra a Covid-19 da Janssen, de dose únicaVacina contra a Covid-19 da Janssen, de dose única - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

O Ministério da Saúde enviou, na manhã deste sábado (3), 40.100 doses congeladas da vacina da Janssen ao Distrito Federal. De acordo com a Secretaria de Saúde local, os imunizantes estão indisponíveis para uso e ficarão em quarentena para análise.

Em nota, a secretaria afirmou que recebeu as doses abaixo da temperatura adequada, que é de 2ºC. "No momento da conferência na Rede de Frio Central, foi observado que as vacinas estavam congeladas, abaixo da temperatura adequada para este imunizante", disse. "Sendo assim, o Ministério da Saúde já foi acionado pela Secretaria de Saúde e a orientação do órgão federal é deixar toda a carga das vacinas em quarentena. Elas ficarão armazenadas e indisponíveis para uso no momento", informou o órgão.

De acordo com a nota, o ministério afirmou que vai solicitar análise da qualidade dos imunizantes na segunda-feira (5). O INCQS (Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde) verificará a estabilidade das doses e se é seguro aplicar os imunizantes.

Não é a primeira vez que há problemas com lotes de vacinas desde o início da campanha. A Folha mostrou nesta sexta-feira (2) que pelo menos 26 mil doses vencidas da AstraZeneca foram aplicadas em diversos postos de saúde do país, segundo os registros oficiais, o que compromete sua proteção contra a Covid-19. Os dados constam de registros oficiais do Ministério da Saúde.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter