Logo Folha de Pernambuco

Notícias

Ministério regulamenta ação para proteger macacos em risco de extinção

Medida traz ações prioritárias de conservação de macacos ameaçados de extinção. Em Pernambuco, macaco-prego-galego foi contemplado

Iniciativa visa a implantação de corredores ecológicos entre florestas onde vivem as últimas populações da espécieIniciativa visa a implantação de corredores ecológicos entre florestas onde vivem as últimas populações da espécie - Foto: Reprodução / internet

A implantação de corredores ecológicos para interligar os fragmentos florestais onde vivem as últimas populações do macaco-prego-galego (Sapajus flavius), bem como transformá-los em unidades de conservação, estão entre as ações prioritárias para a proteção do primata.

A iniciativa, que foi uma das deliberações aprovadas pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) durante o 17º Congresso Brasileiro de Primatologia, foi regulamentada por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (14).

Leia também:
Habitat dos macacos-guaribas está protegido
Operação tenta salvar macacos

A medida integra a Operação Primatas, estratégia emergencial de proteção a 35 espécies de macacos que correm o risco de desaparecer da natureza, entre eles, o macaco-prego-galego.

Em Pernambuco, o registro dessa espécie, classificada como "em perigo" no livro vermelho de animais ameaçados de extinção, ocorre em algumas matas situadas entre os municípios de Tamandaré e Nossa Senhora do Ó, na Zona da Mata Sul, e nas de Goiana,  na Mata Norte, onde vive uma maior população.

Embora contemplado nos Planos de Ação Nacional (PANs), a Operação Primatas entra como uma estratégia que articula governos estaduais e prefeituras diretamente com universidades e ONGs. Na prática, ao envolver gestores públicos, as metas de proteção ganham mais força e celeridade para saírem do papel, uma vez que os PANs têm ações de médio a longo prazo e não envolvem verba governamental.

Veja também

Zelensky pede que mundo reaja após ataque russo com míssil
Volodymyr Zelensky

Zelensky pede que mundo reaja após ataque russo com míssil

Putin alerta Ocidente sobre escalada "mundial" da guerra na Ucrânia
Vladimir Putin

Putin alerta Ocidente sobre escalada "mundial" da guerra na Ucrânia

Newsletter