Logo Folha de Pernambuco

PERNAMBUCO

Ministra Luciana Santos participa de formatura dos alunos da FAP, no Recife

Evento acontece nesta sexta-feira (13)

Luciana Santos, ex deputada-federal e atual ministra da Ciência, Tecnologia e InovaçãoLuciana Santos, ex deputada-federal e atual ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação - Foto: Divulgação

A maior Associação de empresas de TIC do Nordeste, localizada no ecossistema do Porto Digital, no bairro do Recife, celebra, nesta sexta-feira (13), a conclusão do curso de Formação Acelerada em Programação (FAP) realizado pelo Softex Pernambuco, com incentivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O FAP tem o objetivo de capacitar jovens e adultos em Front & Back-End, alinhados às demandas do mercado de TI no Brasil. 

A formação do curso acontece para 461 novos profissionais da área de tecnologia. Desse total, 276 se especializaram em Black-End (como desenvolvedores de aplicativos, site, responsável por processar dados, armazenar informações e definir a lógica de negócios). Os demais, 185 alunos, dedicaram-se a estudar Front-End (desenvolvedores de web, criando e implementando interface visual, interativa e inovadora de sites e aplicativos). 

A solenidade acontecerá às 15h, no auditório do Banco do Brasil do Bairro do Recife Antigo, com a presença de todos os alunos, o presidente do Softex PE, Yves Nogueira, e a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos. 

Os novos desenvolvedores de TI vêm do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Gravatá, Garanhuns, Goiana, Carpina, Petrolina, Natal–RN e João Pessoa–PB.

Impacto social e econômico
O Curso de Formação Acelerada em Programação (FAP) foi lançado em 2022, com o objetivo de desenvolver talentos em tecnologia da informação e impulsionar a carreira de jovens e adultos. “Com o apoio do MCTI, temos a infraestrutura necessária para inserir no mercado de TI uma mão de obra qualificada, impactando uma carreira profissional promissora e ainda sermos agentes de transformação social e econômica no Nordeste”, destaca o presidente do Softex PE, Yves Nogueira.

Nesse período do curso, os estudantes passam seis meses (144 horas semanais) de formação intensiva teórica e prática em programação e desenvolvimento de software com mentoria de profissionais especializados. A proposta é oferecer aos desenvolvedores habilidades técnicas para soluções inovadoras diante dos avanços tecnológicos no mundo. 

No final do curso, o Softex PE proporciona desafios para soluções de projetos, antecipando o cenário real que os alunos vão encontrar no mercado. A todos, são disponibilizados, também, bolsa de estágio nas empresas associadas ao Softex PE no valor de R$ 600,00 por mês, sem quaisquer ônus para os empresários. A residência de estágio dura três meses e pode se estender conforme a dedicação e evolução profissional dos alunos. 

Resultados FAP (2022-2024)
- 18.662 pessoas inscritas.
- Mais de 1.500 alunos formados. A maioria realizando transição de carreira.
- 80% dos formados estão empregados em empresas de TI.
- 20% dos formados criaram suas próprias startups.
- Parcerias com 53 empresas com projetos.

Veja também

Impressões digitais na cena do assassinato de CEO em NY correspondem às do suspeito
crime

Impressões digitais na cena do assassinato de CEO em NY correspondem às do suspeito

Putin e Orban conversam por telefone e discutem possível cessar-fogo no Natal
diplomacia

Putin e Orban conversam por telefone e discutem possível cessar-fogo no Natal

Newsletter