Logo Folha de Pernambuco

GUERRA

Ministro da Defesa diz que soldados russos assumiram controle de Avdiivka, na Ucrânia

Segundo ele, soldados russos estão agora com o objetivo de acabar com os últimos focos de resistência em duas indústrias na região

Presidente da Rússia, Vladimir PutinPresidente da Rússia, Vladimir Putin - Foto: Dmitry Astakhov / POOL / AFP

O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, afirmou ao Kremlin que forças militares do país assumiram o controle total de Avdiivka, cidade na Ucrânia. Segundo ele, soldados russos estão agora com o objetivo de acabar com os últimos focos de resistência em duas indústrias na região.

O anúncio ocorreu no mesmo dia em que o chefe militar da Ucrânia destacou que estava retirando tropas da localidade que lutavam contra a invasão inimiga por quatro meses.

O anúncio de Shoigu é critico, pois a Rússia busca reforçar o moral de suas tropas envolvidas na invasão da Ucrânia perto do segundo aniversário da guerra, que ocorrerá no dia 24 de fevereiro.

Em um curto comunicado publicado no Facebook, o comandante ucraniano, general Oleksandr Syrskyi apontou que adotou tal decisão para "preservar as vidas e a saúde dos militares" em Avdiivka. "Nossos soldados desempenharam suas atividades com dignidade e fizeram o possível para destruir as melhores unidades russas, impondo perdas significativas ao inimigo em termos humanos e de equipamentos", destacou Syrskyi.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter