Ministro da Educação anuncia que governo vai investir em graduação de matemática aplicada do Impa
Ao lado da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, o ministro Camilo Santana firmou o compromisso de desenvolvimento da faculdade pública
Durante a cerimônia de premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada na noite desta segunda-feira em Florianópolis (SC), o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que o governo federal vai investir no Impa Tech, projeto de graduação do Instituto de Matemática Aplicada, realizador da competição. Segundo o ministro, a pasta estuda políticas de inclusão de jovens brasileiros no ensino superior.
— O Ministério da Educação vai apoiar financeiramente a criação do curso de graduação do IMPA para estimular os jovens deste país. Vamos procurar trabalhar para que todos tenham a oportunidade de cursar o ensino superior. A educação é o único caminho que o país tem para crescer e se desenvolver — afirmou Santana, que representava o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
A instituição vai iniciar o primeiro curso de graduação em matemática aplicada em 2024, em parceria com startups de alta tecnologia, empresas e escritórios de investidores. Ao todo, 100 estudantes serão selecionados anualmente para a graduação e contemplados com uma bolsa de estudos. O curso de bacharelado do instituto, que terá duração de quatro anos, será inteiramente gratuito e a seleção dos alunos ocorrerá, principalmente, a partir do desempenho dos estudantes em olimpíadas do conhecimento, entre elas, a OBMEP.
Leia também
• Inscrições para o Enem começam nesta segunda (5)
• Enem chegou a atrair menos da metade de alunos em fim do ensino médio em 2021, diz estudo
• Ministro reitera compromisso do governo com educação pública
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, também esteve presente no evento, que premiou mais de mil estudantes de todo o país pelo bom desempenho nas edições 16ª e 17ª da OBMEP. Em seu discurso, Luciana destacou a importância da competição científica.
— Sem dúvida, a OBMEP é uma das políticas públicas mais bem-sucedidas em nosso país e promove também a inclusão social por meio do conhecimento.