Logo Folha de Pernambuco

EDUCAÇÃO

Ministro da Educação defende retorno das aulas presenciais

"Brasil não pode continuar com escolas fechadas", disse Milton Ribeiro

Milton Ribeiro, ministro da educaçãoMilton Ribeiro, ministro da educação - Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, defendeu, na última quarta-feira (20), o retorno dos estudantes às aulas presenciais nas escolas. Ribeiro fez um pronunciamento em rede nacional de rádio e TV e afirmou que a medida não pode ser mais adiada.

“Quero conclamá-los ao retorno às aulas presenciais. O Brasil não pode continuar com as escolas fechadas, gerando impactos negativos neste e nas futuras gerações”, disse. 

O ministro citou ainda que estudos de organismos internacionais mostram que o fechamento de escolas provoca consequências devastadoras para os alunos, como perda de aprendizagem, do progresso do conhecimento e o aumento do abandono escolar. 

“Vários países retornaram às aulas presenciais ainda em 2020, quando sequer havia previsão de vacinação. O uso de álcool-gel, a utilização de máscaras e o distanciamento social são medidas que o mundo está utilizando com sucesso”, comentou. 

Segundo o ministro, a decisão sobre o fechamento e abertura das escolas não é do governo federal e o retorno pode ser feito com restrições sanitárias nas instituições de ensino básico e superior. O ministro disse que a pasta investiu mais de R$ 1,7 bilhão para o enfrentamento da Covid-19 nas escolas públicas. 

“O Ministério da Educação não pode determinar o retorno presencial da aulas, caso contrário, eu já teria determinado”, afirmou. 

Ribeiro também disse que solicitou ao Ministério da Saúde a priorização de todos os profissionais da educação básica na vacinação contra a Covid-19. 

Veja também

Como mulheres podem urinar em pé ou sem se sentar? Veja artefatos que ajudam
BANHEIRO

Como mulheres podem urinar em pé ou sem se sentar? Veja artefatos que ajudam, casos e países onde iniciativa ocorre

Chorar uma vez por semana pode ser bom para à saúde, afirma especialista; entenda
SAÚDE

Chorar uma vez por semana pode ser bom para à saúde, afirma especialista; entenda

Newsletter