Assistência social

Ministro diz que Auxílio Brasil interliga diversas políticas públicas

João Roma falou hoje ao programa A Voz do Brasil

Realidade deve ocorrer mesmo com o Auxílio Brasil de R$ 300Realidade deve ocorrer mesmo com o Auxílio Brasil de R$ 300 - Foto: Mauro Pimentel / AFP

Começou nesta quarta-feira (17) o pagamento do novo benefício assistencial do governo federal, o Auxílio Brasil, que substituiu o Bolsa Família e tem como alvo pessoas em situação de pobreza e de extrema pobreza. Para esclarecer as principais dúvidas sobre o novo auxílio o ministro da Cidadania, João Roma, foi o entrevistado desta quarta-feira (17) do programa A Voz do Brasil.

Na conversa, Roma tirou dúvidas dos ouvintes e esclareceu alguns pontos sobre o pagamento do benefício. Segundo ele, este mês o benefício deverá contemplar cerca de 14,7 milhões de famílias. Roma disse que a meta é zerar a fila de espera até dezembro. Com isso estima-se que o benefício alcance mais de 17 milhões de famílias no próximo mês.

O ministro da Cidadania explicou que a grande diferença entre o Auxílio Brasil e seu antecessor é que novo programa interliga diversas políticas públicas. “No Auxílio Brasil você tem foco na primeira infância, você interliga ações em relação a superação da insegurança alimentar e nutricional, você busca apresentar trilhas de emancipação, como o auxílio inclusão urbana e o auxílio inclusão rural.”, disse. 

Ao todo são nove benefícios interligados. Três deles compõe o núcleo básico. São eles: Primeira Infância, Composição Familiar e Superação da Extrema Pobreza. Mais seis são complementares: Auxílio Esporte Escolar, Bolsa Iniciação Científica Júnior, Criança Cidadã, Inclusão Produtiva Rural, Inclusão Produtiva Urbana, e Benefício de Transição.

Outro diferencial é em relação ao valor, que teve um aumento do ticket médio de 17,9%. “Ninguém receberá benefício menor do que o anterior”, disse Roma. O calendário dos pagamentos segue igual ao do Bolsa Família.

Quem conseguir um emprego não será excluído automaticamente do programa.  Além de manter o benefício por um período determinado, haverá um benefício de transição para que a pessoa consiga se reinserir no mercado de trabalho.

O Auxílio Brasil é destinado todos que já recebiam o Bolsa Família e àquelas famílias que estejam no CadÚnico e incluídas na situação de pobreza e extrema pobreza. Os interessados devem procurar a rede de assistência social do município por meio do Sistema Único de Assistência Social (Suas). 

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter