Logo Folha de Pernambuco

APAGÃO

Ministro diz que Nunes lançou fake news sobre processo de renovação do contrato da Enel

O prefeito disse que "o governo federal insiste em manter o contrato" com a distribuidora

Ricardo Nunes, prefeito de São PauloRicardo Nunes, prefeito de São Paulo - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, voltou a acusar o prefeito da capital paulista e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), de ter divulgado informações falsas sobre o processo de renovação do contrato de concessão da distribuidora Enel-SP.

No sábado, 12, Nunes fez críticas ao governo Lula, dizendo que haveria "descaso atrás de descaso com a população de São Paulo".

O prefeito disse que "o governo federal insiste em manter o contrato" com a Enel. "O prefeito de SP aprendeu rápido com Pablo Marçal a fazer fake news", rebateu Silveira, que já tinha criticado o prefeito da capital paulista pelas redes sociais, em coletiva nesta segunda-feira, 14.

"Quando alguém lança em sua rede social fake news, nada é feito. O que vi ontem (domingo) foi uma fake news do prefeito da maior capital do País", disse o ministro.

O contrato da Enel-SP só vence em 2028. O governo federal publicou um decreto para tornar mais rígido o processo de renovação dos contratos, incluindo as diretrizes para planejamento das distribuidoras em caso de eventos climáticos.

O prolongado apagão em São Paulo alimentou críticas à Enel e pedidos de caducidade da concessionária. A caducidade nunca foi testada no Brasil e tem custos para a União.

"Temos que respeitar o devido processo legal. A caducidade é de responsabilidade da agência reguladora (Aneel)", disse Silveira. O ministro também declarou que recebeu Ricardo Nunes no seu gabinete com "o maior respeito" e disse que está na hora "de o Brasil cobrar o fim da fake news". Afirmou ainda que não se deve "fazer politicagem de baixo calão".

Também nesta segunda-feira, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, mencionou a possibilidade de "omissão de governos locais" no apagão que atinge São Paulo depois das chuvas do fim de semana.

Tanto o governador do Estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), quanto Ricardo Nunes são adversários políticos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Nunes disputa com o apoio do governador o segundo turno contra o deputado Guilherme Boulos (PSOL), apoiado pelo petista.

Padilha disse que Lula determinou "ações enérgicas" sobre o tema envolvendo o Ministério de Minas e Energia, a Controladoria Geral da União e a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). "Que a Senacon possa, inclusive, reunir informações que eventualmente tenha recebido também de situações de omissão de governos locais", disse Padilha.

O ministro também mencionou apurações sobre as condutas de servidores da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e sobre a concessionária, a Enel. Padilha disse que há omissão por parte da empresa.
 

Veja também

Laboratório alega falha humana em resultados errados de testes de HIV
HIV

Laboratório alega falha humana em resultados errados de testes de HIV

Mel de açaí tem propriedades anti-inflamatórias, anticancerígenas e cardioprotetoras, diz Embrapa
Saúde

Mel de açaí tem propriedades anti-inflamatórias, anticancerígenas e cardioprotetoras, diz Embrapa

Newsletter