Logo Folha de Pernambuco

Igreja Católica

Missa campal abre Quaresma e a Campanha da Fraternidade 2024

Programa de doação para a Casa do Pão também foi inaugurado, na oportunidade

Dom Paulo Jackson no lançamento da Campanha da FraternidadeDom Paulo Jackson no lançamento da Campanha da Fraternidade - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

Foi dado o ponta pé inicial à Campanha da Fraternidade, na tarde desta quarta-feira (14), durante a tradicional Missa de Cinzas, que aconteceu no Parque da Jaqueira, com as presenças do arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson, da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), e da vice-governadora, Priscila Krause (Cidadania).

O público lotou o parque para prestigiar a mobilização completa 60 anos e tem como tema “Fraternidade e amizade social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs”, baseada no evangelho de Mateus 23:8.

Segundo Dom Paulo Jackson, a campanha expressa o modo de os cristãos viverem, de fato, a verdadeira conversão.

“Também é um tempo de olhar para Cristo e ver Cristo no pobre, na pessoa sofrida. Ele [Cristo] é um apelo de conversão para todos nós, nas muitas situações vividas pelos nossos irmãos e irmãs, muitos deles esquecidos e invisíveis pelas nossas calçadas”, disse ele.

Parceria com a Compesa
Na oportunidade, também foi assinado um pacto de parceria entre a Compesa, o Governo do Estado, a Arquidiocese de Olinda e Recife e a Casa do Pão, que está entre os beneficiados do mais novo programa ‘Conta Comigo’, onde a Companhia reverterá donativos para organizações sociais.

Para ajudar, os mais de 1,9 milhões de clientes da Compesa vão poder escolher, nas contas de água, valores a doar, entre R$ 1 e R$ 10, além da instituição para qual deseja que o dinheiro seja destinado.

“A Compesa é apenas um instrumento da mobilização social que a Casa do Pão já faz, tirando pessoas da invisibilidade e assistindo elas que, muitas vezes, precisam de banho, alimento e vestimenta. Essa é uma iniciativa que está alinhada com os propósitos do Governo de Pernambuco”, explicou o diretor presidente da Compesa, Alex Campos.

“A gente chega ao período da Quaresma falando de fraternidade, de amizade e sobre aquilo que a gente precisa fazer uns com os outros. Agora, com o ‘Conta Comigo’, a gente vai poder financiar parte do trabalho realizado pela Casa do Pão, que atende 2 mil pessoas por semana. Temos muita fé de que esse trabalho conjunto sempre vai permitir as pessoas poderem viver num ambiente melhor, aqui em Pernambuco”, salientou a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB).

Dias de santificação
A festividade também abre o tempo quaresmal, que é um período de preparação e santificação para a Páscoa que compreende 40 dias. Durante esse tempo, a igreja pede conversão, penitência, jejum, esmola e oração, em preparação para a Páscoa.

Não se diz “Aleluia”, nem se colocam flores na igreja. Não devem ser usados muitos instrumentos e não se canta Louvor. É um tempo de sacrifícios e mansidão, no qual se aprende sobre a misericórdia de Deus.

Algumas igrejas têm o costume de cobrir as imagens de Jesus e dos santos com um tecido roxo, que é a cor litúrgica da Quaresma, descobrindo-as somente na Semana Santa – mais especificamente na vigília pascal celebrada no Sábado Santo.

Liturgia
Na cerimônia, os fieis receberam o sinal da cruz, na testa, com as cinzas que restaram da queima dos ramos de palmeiras abençoados na Semana Santa de 2023.

A Missa de Cinzas traz a mensagem da finitude do corpo (“Lembra-te que és pó e ao pó voltarás” – Gênesis 3:19), mostrando a urgência da conversão para alcançar a vida eterna (“Convertei-vos e crede no Evangelho” – Marcos 1:15).

Veja também

Chefe da Otan tem reunião com Donald Trump nos EUA
EUA

Chefe da Otan tem reunião com Donald Trump nos EUA

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índi

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índi

Newsletter