Missa do Exército Brasileiro retorna à programação da Festa de Nossa Senhora da Conceição
A saída da procissão dos militares teve início às 9h, do Largo Dom Luiz, na subida do Morro e seguiu em percurso até o Santuário do Morro da Conceição
Após um 2020 sem celebração por conta da Covid-19, a Santa Missa do Exército Brasileiro retorna na manhã desta segunda-feira (6) à Festa de Nossa Senhora da Conceição, morro que recebe o nome da Santa, na Zona Norte do Recife.
A saída da procissão dos militares teve início às 9h, do Largo Dom Luiz, na subida do Morro e seguiu em percurso até o Santuário do Morro da Conceição. O evento religioso reune cerca de mil militares que acompanharam todo o trajeto.
A celebração no Santuário é presidida pelo Arcebispo Ordinário Militar do Brasil, Dom Fernando José Monteiro Guimarães. "O Exército Brasileiro que se inspira na tradição de Duque de Caxias, que tinha em Nossa Senhora da Conceição a sua padroeira, em atenção a isso ela é considerada patrona do Exército. O Exército, independentemente da suas convicções religiosas, somos uma força multireligiosa, mas todos comungamos o respeito da figura da Imaculada Conceição", frisou Dom Fernando, que ressaltou a alegria de ser um recifense celebrando a Santa na cidade.
Leia também
• Mulher é arremessada após ser atropelada por motociclista embriagado no Recife
• Prefeitura do Recife disponibiliza mais de 2 mil vagas para exames no mamógrafo móvel em dezembro
• Protesto no lançamento do livro de Sergio Moro no Recife
O General Richard Nunes, comandante Militar do Nordeste, frisou a importância do evento. "A dimensão espiritual é muito importante para os militares e Nossa Senhora da Conceição é a padroeira do Exército, nada melhor do que estarmos aqui nessa demonstração de fé junto à sociedade recifense. Hoje somos aqui mil militares, com representações de todos os quartéis de Recife, Jaboatão dos Guararapes e Olinda", frisou.
Programação
Nesta segunda-feira e também na terça-feira (7), as missas no Morro seguem com os horários de 6h, 8h, 12h e 16h. A Celebração do Exército substituiu, excepcionalmente, a novena das 10h. Já as novenas das 14h e as Solenes das 19h30 seguem a programação normal.
Na quarta-feira (8), data dedicada à Santa, as missas de hora em hora são retomadas. Em um palco montado em frente à torre da Igreja, as celebrações ocorrem de 0h, 2h, 4h, 6h, 8h, 10h, 12h e 14h. Dentro do Santuário, a primeira celebração ocorre de 1h, seguida por missas às 3h, 5h, 7h, 9h, 11h, 13h e 15h. A Solene de encerramento da Festa do Morro será conduzida pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, às 19h30.