Missa marca reinauguração da Igreja da Conceição dos Militares, no Centro do Recife
Cerimônia é conduzida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, e conta com presença do governador Paulo Câmara e do prefeito João Campos.
Após 15 anos fechada para obras de restauração, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares, no bairro de Santo Antônio, no Centro do Recife, foi reinaugurada com uma missa nesta terça-feira (6).
A cerimônia religiosa, que conta com as presenças do governador Paulo Câmara e do prefeito João Campos, está sendo conduzida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.
Patrimônio histórico tombado desde 1938, o templo católico, que fica na rua Nova, passou por uma intervenção em toda a estrutura interna. No restauro, foram recuperadas algumas características da decoração original da igreja.
Leia também
• Igreja da Conceição dos Militares, no Recife, recebe primeira missa após restauro
• Igreja denuncia roubo de máquinas de ar-condicionado em Paulista
• Igrejas e Museu Histórico de Brejo da Madre de Deus são tombados pelo Estado
A obra, executada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi entregue pelo Governo Federal no mês passado, sendo liberada para visitação.
Agora ela volta a receber os fiéis para celebrações. “Hoje é um dia de emoção porque vamos retomar a caminhada pastoral no coração do Recife”, comentou dom Fernando Saburido antes da missa. “Será uma pastoral específica para transeuntes e todos os horários serão adaptados a essa realidade”.
Presente no evento, o governador Paulo Câmara considerou o retorno como um "presente" para a população pernambucana. "Uma igreja tão bonita, do século 18, totalmente recuperada, é uma oportunidade de termos um ambiente para pedirmos a Deus por dias melhores num momento tão difícil para o mundo", ressaltou.
Já o prefeito João Campos destacou a beleza do patrimônio histórico. "Com certeza, tem um braço do turismo, que é muito forte, o religioso. Construções como esta, que datam dos anos 1700, representam um ponto importante da nossa História. Então, quando a gente faz a manutenção do patrimônio, aponta um compromisso que a cidade tem", afirmou.