Logo Folha de Pernambuco

Após restauro

Missa marca reinauguração da Igreja da Conceição dos Militares, no Centro do Recife

Cerimônia é conduzida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, e conta com presença do governador Paulo Câmara e do prefeito João Campos.

Igreja de Conceição dos Militares tem estilo barrocoIgreja de Conceição dos Militares tem estilo barroco - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

Após 15 anos fechada para obras de restauração, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares, no bairro de Santo Antônio, no Centro do Recife, foi reinaugurada com uma missa nesta terça-feira (6).

A cerimônia religiosa, que conta com as presenças do governador Paulo Câmara e do prefeito João Campos, está sendo conduzida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.

Patrimônio histórico tombado desde 1938, o templo católico, que fica na rua Nova, passou por uma intervenção em toda a estrutura interna. No restauro, foram recuperadas algumas características da decoração original da igreja.

A obra, executada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi entregue pelo Governo Federal no mês passado, sendo liberada para visitação. 

Agora ela volta a receber os fiéis para celebrações. “Hoje é um dia de emoção porque vamos retomar a caminhada pastoral no coração do Recife”, comentou dom Fernando Saburido antes da missa. “Será uma pastoral específica para transeuntes e todos os horários serão adaptados a essa realidade”.

Presente no evento, o governador Paulo Câmara considerou o retorno como um "presente" para a população pernambucana. "Uma igreja tão bonita, do século 18, totalmente recuperada, é uma oportunidade de termos um ambiente para pedirmos a Deus por dias melhores num momento tão difícil para o mundo", ressaltou.

Já o prefeito João Campos destacou a beleza do patrimônio histórico. "Com certeza, tem um braço do turismo, que é muito forte, o religioso. Construções como esta, que datam dos anos 1700, representam um ponto importante da nossa História. Então, quando a gente faz a manutenção do patrimônio, aponta um compromisso que a cidade tem", afirmou.

 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter