Logo Folha de Pernambuco

MUNDO

Missão privada chega à Estação Espacial Internacional com dois sauditas a bordo

O foguete da SpaceX decolou no último domingo da base da empresa no estado da Flórida (sudeste) e a viagem até a ISS levou 16 horas

Missão privada chega à Estação Espacial Internacional com dois sauditas a bordoMissão privada chega à Estação Espacial Internacional com dois sauditas a bordo - Foto: Fayez Nureldine / AFP

Uma cápsula da empresa SpaceX acoplou nessa segunda-feira (22) na Estação Espacial Internacional (ISS) com quatro passageiros a bordo, incluindo dois astronautas da Arábia Saudita, que viajavam em uma missão privada organizada pela empresa americana Axiom Space.

Rayyanah Barnawi, cientista que se transformou na primeira mulher saudita no espaço, e Ali Al Qarni, piloto de combate, sãos os dois primeiros cidadãos desse país do Golfo Pérsico a chegar até a ISS.

"Foi uma boa viagem", disse a comandante da missão Peggy Whitson, ex-astronauta da Nasa que  esteve três vezes na ISS. "É a acoplagem mais suave que experimentei", disse durante a transmissão ao vivo da operação.

O quarto membro da tripulação é o empresário americano John Shoffner.
 

Aproximadamente duas horas depois da acoplagem, a escotilha da cápsula vai abrir para que os quatro passageiros entrem na ISS, onde se unirão aos sete astronautas que estão a bordo (três russos, três americanos e um emirático).

O foguete da SpaceX decolou no último domingo da base da empresa no estado da Flórida (sudeste) e a viagem até a ISS levou 16 horas.

A missão Ax-2 é a segunda de caráter totalmente privado para a Estação Espacial, depois de uma primeira realizada em abril de 2022.

Os integrantes da missão Ax-2 permanecerão por dez dias na ISS, quando vão realizar 20 experimentos científicos.

Veja também

Trump indicará gestor de fundos Scott Bessent como secretário do Tesouro
Trump

Trump indicará gestor de fundos Scott Bessent como secretário do Tesouro

Governo processa 17 planos de saúde por cancelamentos unilaterais
Planos de saúde

Governo processa 17 planos de saúde por cancelamentos unilaterais

Newsletter