Logo Folha de Pernambuco

saúde

Mito ou verdade: comer sushi é realmente perigoso?

Pesquisadores da Noruega estudaram o assunto

Sushi Sushi  - Foto: Freepik

Comer sushi pode não ser tão seguro quanto a maioria das pessoas acredita, aponta um estudo feito pela Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, em parceria com o Instituto de Pesquisa Marinha da Noruega. Segundo os cientistas, o sushi, assim como outros alimentos que não são cozidos pode conter bactérias e outros agentes patogênicos com potencial para causar intoxicação alimentar.

De forma geral, a bactéria que preocupa os cientistas e pode causar mal aos humanos é a Listeria monocytogenes, sendo a causa mais comum de doenças causadas pela ingestão de frutos do mar. No entanto, segundo a pesquisa, outra bactéria que as pessoas devem ficar de olho e tomar cuidado são as Aeromonas.

Os autores do estudo procuraram a bactéria em produtos de peixe cru disponíveis para compra na Noruega. No total, identificaram 22 estirpes de Aeromonas abrangendo oito espécies diferentes.

“Os resultados mostram que o processamento suave que estes produtos pesqueiros recebem não garante que o crescimento da bactéria Aeromonas será inibido. A maioria destas variantes de Aeromonas são possivelmente patogênicas e existem frequentemente vários fatores de risco diferentes associados a elas”, explicou o autor do estudo, Hyejeong Lee.

Analisando as várias estirpes de bactérias encontradas nos peixes, os investigadores notaram a presença de um conjunto de genes que permitem a estes agentes invadir e destruir as células hospedeiras.

Porém, talvez o mais alarmante seja o fato de os investigadores também terem descoberto evidências de que as Aeromonas podem contribuir para a crescente crise de resistência aos antibióticos. Isto acontece porque estas bactérias trocam regularmente material genético com outros micróbios no mar, o que significa que podem adquirir genes que lhes permitam tolerar antibióticos e transmiti-los a outras bactérias.

“Algumas cepas de Aeromonas também podem espalhar a resistência aos antibióticos de um tipo de bactéria para outro. Comer frutos do mar infectados por bactérias resistentes é uma forma provável de propagação dessas bactérias de animais e ambientes marinhos para os humanos”, diz Lee.

Veja também

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel
POSICIONAMENTO

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido
FAMÍLIA REAL

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido

Newsletter