Mito ou verdade: um chute nos testículos pode levar à morte?
Situação é rara, mas forte trauma na região genital masculina pode, sim, causar morte, apontam estudos
Receber um chute no saco escrotal, que protege os testículos, costuma ser bem doloroso. No entanto, a dor não é o pior problema que um homem podem enfrentar após receber um golpe na área. Estudos relatam casos de morte após traumas na região íntima masculina.
O caso mais antigo de que se tem notícias é um relato que data de 1843 e que foi descrito recentemente na revista científica The BMJ. Um alemão teve uma morte súbita após receber um chute nos testículos. Segundo a publicação, o homem chegou a cair no chão e apresentar fortes convulsões antes de ir a óbito, em poucos minutos.
A boa notícia é que a morte provocada por uma pancada nos testículos é muito rara. É o que garante um relatório da Urological Clinics of North America.
“O trauma genital externo é incomum e raramente apresenta risco de vida, mas exige avaliação imediata para o tratamento adequado (...) lesões na área podem causar consequências devastadoras a longo prazo na qualidade de vida física, psicológica e funcional", descreve o documento.
Os mecanismos pelos quais a lesão testicular pode levar à morte são descritos em alguns outros relatos de casos.
Leia também
• Brasileiro relata misto de alívio e preocupação ao chegar ao Brasil
• Paulo Scott é indicado ao International Booker Prize com 'Marrom e amarelo'
• 'Ainda teremos o privilégio de tê-lo presidindo o Brasil', diz Kassab sobre Pacheco
Um jovem americano de 18 anos machucou os testículos enquanto andava de bicicleta. Dois meses após o incidente, ele sentiu fortes dores no lado esquerdo do escroto, além de febre. Os médicos do Hospital Bom Samaritano em Massachusetts, nos EUA, relataram que o rapaz acabou morrendo de Síndrome de Resposta Inflamatória Sistêmica — uma resposta exagerada de defesa do corpo à sua lesão e choque médico.
Um segundo caso envolveu um homem que foi atingido nos testículos por um carro, resultando em sua morte antes que pudesse ser tratado no hospital. Durante uma autópsia, a equipe atribuiu sua morte a um hematoma que cobria todo o escroto.
"Embora tenham sido feitas tentativas por médicos especialistas no departamento de emergência, eles não conseguiram reanimá-lo", escreveu a equipe do King Edward Memorial Hospital, de Mumbai (Índia) no periódico científico International Journal of Medical Toxicology and Forensic Medicine. "O exame do escroto na autópsia revelou a extensão da lesão. O trauma escrotal foi suficiente para causar a morte."
Pelo lado positivo, a equipe observa que "o genital masculino [é] menos propenso a lesões em virtude de ser uma estrutura anatômica móvel". Ou seja, se você levar um soco no pênis ou nos testículos, é possível escapar do impacto total por conta da mobilidade dos órgãos.
O principal mecanismo pelo qual lesões no testículo podem causar a morte, de fato, é pela falta de tratamento adequado, concluíram os cientistas.