Logo Folha de Pernambuco

ciência

Mito ou verdade: um chute nos testículos pode levar à morte?

Situação é rara, mas forte trauma na região genital masculina pode, sim, causar morte, apontam estudos

A morte provocada por uma pancada nos testículos é muito raraA morte provocada por uma pancada nos testículos é muito rara - Foto: Reprodução/Pixabay/O Globo

Receber um chute no saco escrotal, que protege os testículos, costuma ser bem doloroso. No entanto, a dor não é o pior problema que um homem podem enfrentar após receber um golpe na área. Estudos relatam casos de morte após traumas na região íntima masculina.

O caso mais antigo de que se tem notícias é um relato que data de 1843 e que foi descrito recentemente na revista científica The BMJ. Um alemão teve uma morte súbita após receber um chute nos testículos. Segundo a publicação, o homem chegou a cair no chão e apresentar fortes convulsões antes de ir a óbito, em poucos minutos.

A boa notícia é que a morte provocada por uma pancada nos testículos é muito rara. É o que garante um relatório da Urological Clinics of North America.

“O trauma genital externo é incomum e raramente apresenta risco de vida, mas exige avaliação imediata para o tratamento adequado (...) lesões na área podem causar consequências devastadoras a longo prazo na qualidade de vida física, psicológica e funcional", descreve o documento.

Os mecanismos pelos quais a lesão testicular pode levar à morte são descritos em alguns outros relatos de casos.

Um jovem americano de 18 anos machucou os testículos enquanto andava de bicicleta. Dois meses após o incidente, ele sentiu fortes dores no lado esquerdo do escroto, além de febre. Os médicos do Hospital Bom Samaritano em Massachusetts, nos EUA, relataram que o rapaz acabou morrendo de Síndrome de Resposta Inflamatória Sistêmica — uma resposta exagerada de defesa do corpo à sua lesão e choque médico.

Um segundo caso envolveu um homem que foi atingido nos testículos por um carro, resultando em sua morte antes que pudesse ser tratado no hospital. Durante uma autópsia, a equipe atribuiu sua morte a um hematoma que cobria todo o escroto.

"Embora tenham sido feitas tentativas por médicos especialistas no departamento de emergência, eles não conseguiram reanimá-lo", escreveu a equipe do King Edward Memorial Hospital, de Mumbai (Índia) no periódico científico International Journal of Medical Toxicology and Forensic Medicine. "O exame do escroto na autópsia revelou a extensão da lesão. O trauma escrotal foi suficiente para causar a morte."

Pelo lado positivo, a equipe observa que "o genital masculino [é] menos propenso a lesões em virtude de ser uma estrutura anatômica móvel". Ou seja, se você levar um soco no pênis ou nos testículos, é possível escapar do impacto total por conta da mobilidade dos órgãos.

O principal mecanismo pelo qual lesões no testículo podem causar a morte, de fato, é pela falta de tratamento adequado, concluíram os cientistas.

Veja também

Ministério da Saúde lança painel de vacinas para monitoramento de doses
Vacinas

Ministério da Saúde lança painel de vacinas para monitoramento de doses

Juíza arquiva caso contra Trump por interferência eleitoral
Estados Unidos

Juíza arquiva caso contra Trump por interferência eleitoral

Newsletter