Logo Folha de Pernambuco

Vacinação

Moderna pede autorização de vacina anticovid para adolescentes na Europa e Canadá

Por enquanto, a vacina da Moderna é autorizada na UE e no Canadá apenas para pessoas maiores de 18 anos

Vacina da ModernaVacina da Moderna - Foto: Joel Saget/AFP

A empresa de biotecnologia Moderna anunciou, nesta segunda-feira (7), que apresentou pedidos para a autorização de uso de sua vacina contra a Covid-19 em adolescentes no Canadá e na União Europeia. 

O grupo também pretende solicitar a aprovação de emergência da Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos, onde a vacina da Pfizer/BioNTech já está sendo administrada aos adolescentes a partir de 12 anos.

 

Por enquanto, a vacina da Moderna é autorizada na UE e no Canadá apenas para pessoas maiores de 18 anos.

A vacina da aliança Pfizer/BioNTech foi autorizada no final de maio para adolescentes a partir de 12 anos nos 27 países da União Europeia. A vacina da Pfizer também já está autorizada para essa faixa etária no Canadá.

O grupo americano afirmou no fim de maio que sua vacina era "altamente eficaz" em adolescentes de entre 12 e 17 anos, segundo os resultados dos testes clínicos realizados com mais de 3.700 participantes nesta faixa etária nos Estados Unidos.

"Neste estudo, nenhum caso de Covid-19 foi observado em participantes que receberam as duas doses da vacina Moderna", ou seja, uma eficácia de "100% usando a mesma definição de casos" apenas para adultos, declarou nesta segunda a empresa de biotecnologia.

Após uma dose, 93% de eficácia foi observada, disse a empresa. Os poucos casos registrados em adolescentes entre a primeira e a segunda dose foram "leves", acrescentou.

"Temos o prazer de anunciar que solicitamos a aprovação condicional de comercialização de nossa vacina Covid-19 à Agência Europeia de Medicamentos para uso em adolescentes na União Europeia", disse o CEO da Moderna, Stephane Bancel.

"Estamos estimulados pelo fato de que a vacina Covid-19 da Moderna ter sido altamente eficaz na prevenção da infecção por covid-19 e SARS-CoV-2 em adolescentes", disse em um comunicado, no qual também afirma que a empresa solicitou a autorização para a Health Canada, agência de saúde do país.

Os adolescentes são muito menos suscetíveis aos vírus que os grupos de mais idade e a principal razão para vaciná-los é reduzir a transmissão. 

Porém, casos extremamente raros e graves de Covid-19 podem ser registrados, assim como uma complicação pós-viral chamada síndrome inflamatória multissistêmica. 

O regime de duas injeções da Moderna tem eficácia de quase 90% contra a Covid-19 sintomática e de 95% contra casos graves. 

A vacina foi "em geral bem tolerada" entre os adolescentes, afirmou a empresa. "Até o momento não foram identificados problemas de segurança significativos", completou. 

No mês passado, a Academia Americana de Pediatria classificou a autorização da vacina contra a Covid da Pfizer para os adolescentes como uma ferramenta importante para que mais escolas possam retomar o ensino presencial. 

Veja também

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel
POSICIONAMENTO

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido
FAMÍLIA REAL

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido

Newsletter