Logo Folha de Pernambuco

Sucessão

Mohamed bin Zayed eleito presidente dos Emirados Árabes Unidos

Ele vai suceder o meio-irmão que faleceu nessa sexta-feira

Mohamed bin ZayedMohamed bin Zayed - Foto: divulgação

O príncipe herdeiro dos Emirados Árabes Unidos, Mohamed bin Zayed, já considerado o governante de fato do país, foi eleito oficialmente presidente da nação neste sábado (14), para suceder o meio-irmão Khalifa bin Zayed Al-Nahyan, que faleceu na sexta-feira.

Mohamed bin Zayed, conhecido pelas iniciais "MBZ", foi eleito pelo Conselho Supremo da Federação dos Emirados, informou a agência oficial de notícias WAM.

O príncipe herdeiro agradeceu aos xeques do Conselho - integrado por dirigentes dos sete emirados do país - por "sua confiança".

"MBZ" é o terceiro filho de Zayed bin Sultan Al-Nahyan, primeiro presidente e pai fundador da Federação dos Emirados. 

Na prática, ele já estava no comando do país desde que o irmão sofreu um derrame cerebral em janeiro de 2014, mas sua eleição oficializa a posição de "MBZ" no rico Estado petroleiro de 10 milhões de habitantes. 

Sob o comando de Mohamed bin Zayed, Emirados Árabes Unidos enviaram um homem ao espaço e uma sonda à Marte. O país também inaugurou o primeiro reator nuclear. 

A política internacional do país também avançou: aliado da Arábia Saudita e dos Estados Unidos, os Emirados de "MBZ" foram o primeiro país do Golfo a normalizar as relações com Israel em 2020. 

"MBZ" também contribuiu para o envio de tropas ao Iêmen em 2015, como parte de uma coalizão liderada pela Arábia Saudita contra os rebeldes huthis.

Veja também

Novas imagens mostram estudante de Medicina dando tapa em viatura da PM e sendo perseguido
ABORDAGEM

Novas imagens mostram estudante de Medicina dando tapa em viatura da PM e sendo perseguido

Justiça decreta prisão de 2º suspeito de participar da morte de delator do PCC
FORÇA-TAREFA

Justiça decreta prisão de 2º suspeito de participar da morte de delator do PCC

Newsletter