Logo Folha de Pernambuco

EUROPA

Monólito misterioso aparece no País de Gales e levanta teorias se é obra de arte ou alienígena

Objeto é de aço e tem 3 metros de altura

Misterioso objeto foi encontrado por moradores da regiãoMisterioso objeto foi encontrado por moradores da região - Foto: Richard Haynes/Craig Muir/Reprodução

Um monólito de aço de 3 metros de altura surgiu misteriosamente em uma colina na cidade de Hay Bluff, no País de Gales, na Europa, no último fim de semana. 

O misterioso objeto foi encontrado por moradores da região durante uma caminhada. Nas redes sociais, teorias questionam se a estátua poderia ser obra de alienígenas ou apenas uma instalação de arte.

Misterioso objeto foi encontrado por moradores da regiãoMisterioso objeto foi encontrado no País de Gales. Foto: Richard Haynes/Reprodução

Richard Haynes, que tirou fotos do objeto quando corria na área, contou, em entrevista ao WalesOnline, que, ao avistar o monólito, o achou "bizarro" e pensou que poderia se tratar de uma pesquisa científica para coleta de água da chuva.

"Então percebi que era muito alto e estranho para isso. Fui até ele e tinha pelo menos 3 metros de altura e era triangular, definitivamente de aço inoxidável. Era oco e imagino que bem leve. Leve o suficiente para que duas pessoas possam carregá-lo e plantá-lo no chão", afirmou Richard.

Ele disse também que percorre a rota com frequência e nunca tinha visto o monólito antes. Segundo ele, um amigo esteve no local há duas semanas e também não viu o objeto.

"Percebi que ele apareceu recentemente e desapareceu depois de alguns dias [...] Não sei sobre isso, mas está claro que alguém teria que cavar um grande buraco para enterrá-lo", declarou.

Outros avistamentos semelhantes, também de aço, surgiram em 2020, em áreas rurais da Europa e em Utah, nos Estados Unidos. Um na Romênia, na cidade de Piatra Neamt, outro na praia de Sa Conca, na Espanha, e mais um na Turquia - os dois últimos em 2021.

Monólito metálico também apareceu na praia de Sa Conca, na Espanha, em 2021. Foto: EPA/Reprodução

Segundo o jornal britânico Metro, o grupo de arte “O Artista Mais Famoso”, fundado pelo artista norte-americano Matty Mo, reivindicou, na época, o crédito das estátuas de metal.

Veja também

Newsletter