Logo Folha de Pernambuco

extradição

Montenegro extradita para os EUA magnata sul-coreano das criptomoedas Do Kwon

Do Kwon "foi entregue às autoridades competentes dos Estados Unidos e aos agentes da Agência Federal de Investigação (FBI)"

Policiais montenegrinos da PJP (Unidade Especial de Polícia) escoltam o empresário sul-coreano de criptomoedas Do Kwon (C) na saída de um tribunal em Podgorica.Policiais montenegrinos da PJP (Unidade Especial de Polícia) escoltam o empresário sul-coreano de criptomoedas Do Kwon (C) na saída de um tribunal em Podgorica. - Foto: Savo Prelevic / AFP

Montenegro extraditou o empresário sul-coreano de criptomoedas Do Kwon para os Estados Unidos nesta terça-feira (31), quase dois anos desde que ele foi detido em Podgorica por suspeita de uma fraude bilionária, anunciaram as autoridades montenegrinas.

Do Kwon "foi entregue às autoridades competentes dos Estados Unidos e aos agentes da Agência Federal de Investigação (FBI)", anunciou o Ministério do Interior de Montenegro em comunicado.

O sul-coreano enfrenta "processos criminais nos Estados Unidos, acusado de conspiração para cometer fraude", indica o comunicado.

O magnata das criptomoedas, cujo nome verdadeiro é Kwon Do-Hyeong, é procurado pela falência de sua empresa Terraform Labs, fundada em 2018, que desenvolveu as moedas virtuais TerraUSD e Luna.

Com a falência, cerca de US$ 40 bilhões (R$ 247 bilhões na cotação atual) de investidores desapareceram e os mercados globais de criptomoedas foram severamente abalados.

A extradição segue um longo processo judicial.

Os advogados do acusado afirmaram que iriam recorrer da decisão para o Tribunal Constitucional do país e para o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos.

Do Kwon foi preso em março de 2023 no aeroporto de Podgorica, capital de Montenegro, quando se preparava para embarcar em um avião para Dubai com um passaporte falso da Costa Rica.

O empresário estava foragido há meses, tendo deixado a Coreia do Sul e depois Singapura, antes de a sua empresa falir em 2022.

Kwon, que trabalhou na Apple e na Microsoft, obteve um sucesso rápido, atraindo bilhões em investimentos e gerando agitação na mídia global.

Veja também

Turquia ameaça lançar operação militar contra combatentes curdos na Síria
conflito

Turquia ameaça lançar operação militar contra combatentes curdos na Síria

Cavalos de secretário adjunto morto por guarda em Osasco são levados a velório
VELÓRIO

Cavalos de secretário adjunto morto por guarda em Osasco são levados a velório

Newsletter