Logo Folha de Pernambuco

Paulista

Morador de Paulista encontra sexto ninho de tartaruga com 120 ovos em praia da cidade

Segundo especialistas do SEMA, o novo ninho pertence a uma tartaruga-pente

Pertencente à uma tartaruga da espécie tartaruga-de-pente, o ninho contém cerca de 120 ovos e teve que ser movido de seu local de origem por estar em uma zona de perigoPertencente à uma tartaruga da espécie tartaruga-de-pente, o ninho contém cerca de 120 ovos e teve que ser movido de seu local de origem por estar em uma zona de perigo - Foto: Cortesia

Um morador da cidade de Paulista encontrou, na madrugada desta terça-feira (31), uma tartaruga-de-pente fazendo o sexto ninho que se tem registro no litoral da cidade.

Localizado na praia de Enseadinha, perto da ponte do Janga, o ninho contém cerca de 120 ovos e, logo nas primeiras horas que foi identificado, teve que ser deslocado por especialistas da Secretaria do Meio Ambiente de Paulista, o SEMA, por estar em zona de perigo para as tartaruguinhas.

Segundo as analistas ambientais da SEMA e pesquisadoras responsáveis pelo Projeto de Monitoramento e Conservação das Tartarugas Marinhas em Paulista, Bruna Maldonado, Jocelane Cavalcante e Geanne Santos, esse tipo de procedimento de deslocamento dos ovos só é realizado em último caso, quando o ninho, realmente, está em risco por causa da influência da maré, como era o caso do ninho reportado.

Jaime da Costa foi o morador que encontrou o ninho. Voluntário do Projeto de Monitoramento e Conservação das Tartarugas Marinhas da cidade, ele fez todo o registro desde a chegada da tartaruga do mar até a desova na praia.

“A tartaruga chegou por volta da meia-noite e meia e foi em direção ao local na areia da praia para cavar o ninho e desovar. Após acompanhar e registrar o acontecimento liguei para a equipe de servidores e pesquisadores da Secretaria Executiva de Meio Ambiente da Prefeitura do Paulista (SEMA) para adotar as medidas de praxe", afirmou o voluntário.

A tartaruga-de-pente em conjunto com a tartaruga verde são espécies comuns de desovarem no litoral pernambucano. O período de desova delas normalmente é de setembro a março de cada ano.

No entanto, em Paulista, o período que se tem notado pelos ambientalistas começa em dezembro e se estende até maio.

O que fazer quando encontrar um ninho ou tartaruga desovando na areia?
No total, já são 6 ninhos identificados em Paulista, sinalizados e com o isolamento dos locais com placas e cercas de advertência, que são monitorados constantemente.

Caso seja encontrado um ninho sem nenhuma dessas medidas, deve se manter uma distância de, no mínimo, 30 metros e não tocar em hipótese nenhuma os ovos.

Trechos da praia de Enseadinha com identificação de ninho de tartarugaTrechos da praia de Enseadinha com identificação de ninho de tartaruga - Cortesia

Já para o caso de encontrar uma tartaruga indo fazer a desova ou de filhotes saindo dos ovos em direção ao mar no período da noite, não aponte nenhum tipo de luz branca nos olhos do animal. O contato com a SEMA deve ser feito imediatamente em ambos os casos.

Como entrar em contato com a SEMA de Paulista?
A Secretaria do Meio Ambiente de Paulista pode ser contatada através do número/WhatsApp: (81) 99836-9947, ou por meio dos canais oficiais da Prefeitura do Paulista, como o portal da prefeitura ou Instagram. O público também pode ligar para o fone 153, da Guarda Municipal.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter