Logo Folha de Pernambuco

Vacina em Pernambuco

Moradores com 18 anos ou mais serão vacinados contra Covid-19 em bairro de Itamaracá

A ação ocorre, segundo a Prefeitura de Itamaracá, porque a comunidade notificou muitos casos e mortes por coronavírus no início do ano

Mais de 42 mil vacinas da Coronavac chegam em PernambucoMais de 42 mil vacinas da Coronavac chegam em Pernambuco - Foto: Hélia Scheppa/SEI

Moradores com 18 anos ou mais da comunidade de Vila Velha, em Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife, serão vacinados contra a Covid-19 a partir desta terça-feira (13).

A ação ocorre, segundo a Prefeitura de Itamaracá, porque a comunidade notificou muitos casos e mortes por coronavírus no início do ano.

"A Secretaria tomou essa decisão devido ao grande números de casos de contaminação e morte pela Covid-19 que foram registrados no início do ano naquele comunidade e por Vila Velha ser uma comunidade pequena, o que facilita a imunização dos moradores", explicou a prefeitura, em nota oficial.

Nos demais bairros de Itamaracá, a faixa etária atualmente liberada para a vacinação é a de 35 anos e mais. De acordo com a prefeitura, a imunização desse grupo pode ser feita em qualquer Unidade Básica de Saúde do município.

Segundo o último boletim divulgado pela Prefeitura de Itamaracá, 8.758 doses das vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas no município. 

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) esclareceu que cada município tem autonomia para avançar na vacinação contra a Covid-19 de acordo com a realidade local e seu planejamento.

Essa autonomia foi acertada entre o Estado e municípios em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), responsável pelo pacto das ações da vacinação em Pernambuco.

Vila Velha é um dos povoados mais antigos do Brasil. Sua fundação remonta para 1535, mas a área já era habitada por volta de 1528. Atualmente, a comunidade tem cerca de 500 habitantes. 

Veja também

Newsletter