Logo Folha de Pernambuco

Glória do Goitá

Moradores de Glória do Goitá vivem dias de medo, revolta e insegurança após assassinatos

O clima é de comoção e insegurança após o assassinato das jovens Jailma Muniz de Souza e Kauany Mayara Marques da Silva

Entrada do município de Gloria do Goitá Entrada do município de Gloria do Goitá  - Foto: Arthur da Mota/ Folha de Pernambuco

O clima é de comoção e insegurança no município de Glória do Goitá, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, após o assassinato das jovens Jailma Muniz de Souza, de 19 anos e Kauany Mayara Marques da Silva, de 18 anos.

Nesta quarta-feira (2), toda a cidade se mobilizou para o vélorio e sepultamento de Jailma, que foi estuprada e assassinada com golpes de arma branca, na região do Sítio Cueiras, Zona Rural do município. O suspeito de ter cometido os crimes, Edson Cândido Ribeiro, de 35 anos, encontra-se foragido
 
Com medo e bastante emotiva, a avó paterna de Jailma, Júlia Maria da Silva, tem receio de sair de casa e sente insegurança até na sua residência
 
“Até com o latido do cachorro eu me sinto assustada. Eu só quero justiça. A gente fica com medo de sair até pegarem esse monstro. Tenho fé que Jesus vai mostrar onde esse monstro está para fazer justiça”, destacou Dona Júlia. 
 
Para a dona de casa Zilda de Andrade Lima, moradora do município, o suspeito deve ser capturado o mais rápido possível. 
 
“O sentimento é de que peguem uma pessoa que fez uma coisa dessas, estamos todos amedrontados. Eu mesma tenho família, umas tias e primas que moram próximo de onde aconteceram os assassinatos. Eu estou muito nervosa desde segunda”, afirmou. 
 
A revolta e o medo também tomam conta da professora Fabiana Maria da Silva, que reside na região. 
 
“O meu sentimento é de revolta por esses acontecimentos tão terríveis, essas jovens cheias de vida que foram ceifadas assim. Enquanto o suspeito não for pego, a gente fica com medo e apreensivos”, pontuou. 

De acordo com a prefeita de Glória do Goitá, Adriana Paes, o município está dando apoio à Polícia Militar para auxiliar nas investigações do caso. 

“Estamos dando um apoio junto à Polícia Militar para que a gente possa capturar esse individuo. A comunidade está muito ansiosa, com muito medo. As famílias estão se juntando, 4 famílias em uma casa. É algo que precisamos solucionar”, destacou. 


Relembre os casos 
 
As buscas pelo suspeito iniciaram na manhã da última segunda-feira (31), após a polícia encontrar o corpo de Jailma no Sítio Cueiras. De acordo com os parentes da vítima, a jovem levava comida para a mãe e o irmão, que trabalham na área da agricultura, quando foi abordada pelo suspeito, por volta das 7h30. O corpo de Jailma foi encontrado a cerca de 100 metros de onde ela morava com a família. 
 
Na última terça-feira (1º), o corpo de Kauany Mayara Marques da Silva, de 18 anos, foi encontrado dentro de um bueiro, em avançado estado de decomposição. Ela estava desaparecida desde o sábado (29). 
 
Investigações
 
Após investigações e reconhecimento, Edson Cândido Ribeiro, de 35 anos foi apontado como o suspeito de ter praticado os dois crimes. O suspeito é morador da cidade e já foi preso por crimes de roubo e estupro.
 
De acordo com a Polícia Civil de Pernambuco, as buscas para capturar o suspeito estão sendo realizadas por meio da Divisão de Homicídios do Agreste. Além disso, equipes do Comando de Operações e Recursos Especiais (CORE), as delegacias de polícia de Homicídios de Caruaru e de Vitória de Santo Antão e a Gerência de Controle Operacional da Diretoria do Interior também estão envolvidas nas investigações.  
 
O Mandado de Prisão Temporária foi expedido pelo Juízo da Comarca de Glória de Goitá, que também autorizou a divulgação oficial da imagem do procurado. 
 
A PCPE orienta que, no caso de novas informações, a população pode entrar em contato pelo Disque Denúncia 3658.2905 ou pela Ouvidoria da SDS 0800.081.5001. O sigilo é garantido.

Policiais militares, com ajuda do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior, da Companhia Independente de Policiamento com Cães e do Grupo Tático Aéreo, com ajuda de um helicóptero, também saíram em busca do suspeito.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter