Logo Folha de Pernambuco

Sairé

Moradores de Sairé relatam caos, após rompimento da barragem

“A barragem Guilherme Pontes, em Sairé, faz o represamento do rio Sirinhaém, que corta vários lugares da região

Barragem rompeu por conta da força das águaBarragem rompeu por conta da força das água - Foto: Reprodução

O aumento do volume da água causado pelas fortes chuvas , nesta segunda, fez com que a barragem Guilherme Pontes, na zona rural de Saíré, acabasse rompida. Em entrevista a Folha de Pernambuco, alguns moradores da cidade, que fica no agreste pernambucano, relataram momentos de preocupação devivo ao caos instaurado.

“Hoje (segunda) pela manhã, eu olhei o riacho muito alagado por conta da chuva da noite. Eu saí percorrendo os locais mais próximos da minha casa e vi muito estrago... algumas pontes derrubadas. Teve casa aqui próxima que também foi destruída”, contou o agricultor José Airton da Silva, de 50 anos. Uma coisa muito triste! Não pude seguir para o meu trabalho porque acreditei que não poderia chegar, pela quantidade de água. Não passava carro, caminhão... Não passava nenhum tipo de transporte. Muitos vizinhos próximos com a casa toda inundada. Uma situação muito triste”, completou José Airton, que mora em Sairé.

“A barragem Guilherme Pontes faz o represamento do rio Sirinhaém, que corta várias lugares da região, e o incidente fez a Defesa Civil de Pernambuco colocar em alerta comunidades que vivem nas margens do local, devido à possibilidade de enchentes e alagamentos.

“Quando saímos de casa, pela manhã, foi possível ver muitos pontos de alagamento. Mas ainda deu para chegar ao centro de Sairé com certa tranquilidade. O retorno foi mais complicado. Muita água. Muitos outros pontos de alagamento no caminho. Depois que a barragem estourou agora a tarde, o cenário foi ainda mais desesperador. E a gente fica aterrorizado, porque a gente nunca vê uma enchente dessa”, disse a agricultora Marinalva Ferreira, 51. Ela e José Airton são casados e residem na área rural da região.

Veja também

EUA diz estar comprometido com uma "solução diplomática" no Líbano
EUA

EUA diz estar comprometido com uma "solução diplomática" no Líbano

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame
CLERO

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame

Newsletter