Moradores fecham estradas de acesso à maior usina nuclear da Europa, na Ucrânia
Usina fica localizada em Enerhodar, na região de Zaporizhzhya
Os moradores da cidade de Enerhodar, na região de Zaporizhia, foram às ruas nesta quarta-feira (2) e montaram barricadas para bloquear as estradas que dão acesso à Usina Nuclear de Zaporizhia, a maior da Europa e a quinta maior do mundo, para impedir que tropas russas cheguem até lá.
Leia também
• OMS enviará suprimentos médicos para a Ucrânia
• Vídeo mostra momento que míssil russo atinge prédio e quase mata voluntário na Ucrânia
• Premier League decide manifestar publicamente apoio à Ucrânia
In the Ukrainian city of Energodar, Zaporozhye region, residents blocked the roads to the town to save the nuclear power plant. "We won't let Russians take a step in the city," Energodar Mayor Dmytro Orlov said. The resilience and courage of the Ukrainian people are incredible. pic.twitter.com/yOTcWYOs8d
— Franak Viačorka (@franakviacorka) March 2, 2022
Em publicação nas redes sociais, o prefeito de Enerhodar, Dmytro Orlov, elogiou a ação dos moradores e afirmou que a usina está segura.
“Informamos que a Usina Nuclear de Zaporizhia e a cidade estão sob proteção confiável. Os moradores não vão deixá-los entrar na cidade nem um pouco”, disse.
Inaugurada em 1985, ainda sob comando da União Soviética, a usina possui capacidade para gerar um total de 5.700 megawatts (MW), com seis reatores de 950 MW. Também em Enerhodar, está localizada a Usina Termoelétrica de Zaporizhia.