Logo Folha de Pernambuco

paraguai

Morre bebê que havia acordado durante seu funeral

Batizada Milagre de Jesus, menina teve parada cardiorrespiratória após uma semana de internação

Bebê (Imagem Ilustrativa)Bebê (Imagem Ilustrativa) - Foto: Unsplash

Um recém-nascido que havia sido dado como morto no Paraguai e acordou no meio de seu funeral, morreu neste sábado (20), após ter uma parada cardiorrespiratória. Após seis dias de internação na UTI, a menina, que havia nascido no dia 12 com apenas 400 gramas, não resistiu às complicações do nascimento prematuro, na 26ª semana de gestação.

A bebê nasceu por volta do meio-dia, por meio de uma cesariana, após a mãe, uma jovem de 21 anos, apresentar problemas na gravidez, segundo o jornal colombiano El Tiempo. Pouco tempo depois do parto, a menina foi dada como morta pelos médicos, tendo sido entregue à família em seguida, juntamente com sua certidão de óbito.

Porém, no meio do funeral, o bebê balançou a cabeça e foi levado para um centro de acolhimento. Desde então, o diretor do Hospital Regional de Ciudad del Este, Federico Schrodel, foi o responsável pelo acompanhamento do bebê.

“Depois fomos ver e o coraçãozinho dela estava batendo”, disse o pai, Ignacio Medina, ao jornal local Telefuturo. Por conta desse episódio, a menina foi batizada de Milagres de Jesus.

Apesar da cena considerada um milagre pela família, o jornal local ABC Color afirmou que a menina estava “ligado a um respirador e em estado delicado", durante a semana que permaneceu internada.

Reanimação de 20 minutos
“A reanimação cardiopulmonar foi realizada durante aproximadamente 20 minutos e às 21h30 locais (01h30 GMT de sábado) ela faleceu”, disse o médico Schrodel, que acrescentou que a menina era um “recém-nascido extremamente prematuro”, que nasceu com 26 semanas de gestação e pesava 400 gramas.

Schrodel lembrou que a bebê permanecia sob cuidados intensivos, numa incubadora e entubada com respirador, desde 13 de abril, quando foi internada. Na sexta-feira, ela teria começado a apresentar uma diminuição dos batimentos cardíacos.

"Milagre de Jesus"
De acordo com El Tiempo, os familiares já haviam sofrido a perda de outro bebê do casal. Eles já estavam preparando o velório do segundo bebê, que seria realizado na região de Minga Guazú, a cerca de 20km de Ciudad del Este, capital do departamento de Alto Paraná e na fronteira com Argentina e Brasil. O pai da bebê, Ignacio Medina, contou ao canal local Telefuturo que recebeu o corpo da criança “todo roxo”.

“Fomos à casa da minha mãe e ficamos cuidando dela”, contou Medina.

Ele contou que, pouco antes de partirem para o cemitério, um de seus tios reparou que a bebê mexia a cabeça e avisou às outras pessoas que estavam no local.

Catalepsia
O diretor do Hospital Regional de Ciudad del Este, Federico Schrodel, não descartou que pudesse se tratar de um caso de catalepsia, uma condição transitória na qual o paciente apresenta incapacidade de mover membros, cabeça ou até mesmo de falar, com alguns casos levando à dúvida sobre a vida do paciente, uma vez que a respiração também fica afetada.

“Devido ao estado de prematuridade, isso pode acontecer, o paciente fica praticamente sem sinais vitais”, afirmou Schrodel, alertando que pode ocorrer um caso deste tipo em cada cinco milhões de nascimentos.

Veja também

Newsletter