Logo Folha de Pernambuco

LUTO

Morre José Luis Inciarte, da tragédia dos Andes; no acidente, sobreviventes comeram carne humana

Inciarte, nascido em 24 de abril de 1948 em Montevidéu, era um empresário agropecuário conhecido por sua bondade, generosidade e otimismo

José Luis "Coche" InciarteJosé Luis "Coche" Inciarte - Foto: Miguel Rojo / AFP

O uruguaio José Luis "Coche" Inciarte, um dos 16 sobreviventes da tragédia dos Andes que comoveu o mundo há quase 50 anos, faleceu, nesta quinta-feira (27), em Montevidéu aos 75 anos.

"Perdemos um amigo", disse à AFP Roberto Canessa, um dos seus companheiros no acidente aéreo, ao confirmar a morte de Inciarte por um câncer que o acometia há dez anos.

Inciarte, nascido em 24 de abril de 1948 em Montevidéu, era um empresário agropecuário conhecido por sua bondade, generosidade e otimismo.

"Lembrarei cada momento que vivi com ele. Descansa em paz, amigo", disse, nesta quinta-feira, no Instagram, o cineasta espanhol J.A. Bayona, diretor de "Society of Snow", o filme da Netflix baseado no livro do uruguaio Pablo Vierci sobre a tragédia dos Andes, que terá sua estreia mundial em 9 de setembro no encerramento do festival de Veneza.

Bayona contou que Inciarte desenvolveu "um vínculo especial Simón Hempe", a ator argentino que o interpreta no longa: "Conversaram por horas, compartilharam dias juntos, confissões e emoções".

Vierci, que escreveu a contracapa do livro de Inciarte "Memoria de los Andes", publicado em 2017, o definiu como um "homem bom", que na montanha "sempre apontava para o que estava caindo".

"Dava a impressão de que não tinha medo da morte", disse à AFP.

Sobrevivência
A Tragédia dos Andes suscitou debates sobre os limites da sobrevivência humana. Em 13 de outubro de 1972, o Voo Força Aérea Uruguaia 571 caiu na Cordilheira dos Andes, Chile, com 45 pessoas a bordo. No acidente, 12 morreram e, ao longo dos dias, 17 vieram a falecer. Foram mais de dois meses, até o restante ser salvo. Na luta pela sobrevivência, se alimentaram de carne humana, dos já mortos.
 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter