Logo Folha de Pernambuco

LUTO

Morre Ken Starr, procurador que investigou Bill Clinton no caso Monica Lewinsky

Ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton e Monica Lewinsky Ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton e Monica Lewinsky  - Foto: Reprodução/Instagram

Ken Starr, o procurador designado para a investigação que levou ao processo de impeachment do então presidente americano, Bill Clinton, em 1998, morreu nesta terça-feira (13) aos 76 anos, anunciou sua família. 

Starr morreu na cidade texana de Houston em um hospital, "devido a complicações resultantes de uma intervenção cirúrgica", informou sua família em nota.

Starr ganhou notoriedade mundial no fim da década de 1990 por seu trabalho como procurador especial que investigou o caso de Clinton com a estagiária da Casa Branca Monica Lewinsky.

Durante o processo, o ex-juiz e ex-procurador especial obrigou o então presidente a expor publicamente detalhes de seu relacionamento com Lewinsky, mas isso não foi o bastante para acabar com ele: Clinton acabou sendo absolvido pelo Senado em 1999.

Starr, que nunca ocultou suas inclinações republicanas, passou a trabalhar como advogado, professor, reitor da Universidade de Baylor entre 2010 e 2016 e comentarista no canal conservador Fox News.

Em 2020, atuou na defesa de Donald Trump durante seu primeiro julgamento político. Acusado de ter condicionado a ajuda militar à Ucrânia à abertura de uma investigação sobre o filho de seu adversário, Joe Biden, o presidente republicano foi absolvido graças ao apoio dos senadores de seu partido.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter