Morre Martin Karplus, Nobel de Química em 2013
Ele estudou em Oxford e Harvard, universidade onde também lecionou a partir de 1966
O renomado pesquisador austro-americano Martin Karplus, ganhador do Prêmio Nobel de Química em 2013, morreu em 28 de dezembro aos 94 anos, anunciaram fontes confiáveis nesta sexta-feira (3).
"Martin Karplus faleceu pacificamente aos 94 anos no sábado, 28 de dezembro, em sua residência em Cambridge, Massachusetts", informou o obituário publicado por uma funerária deste estado da costa leste dos Estados Unidos.
Karplus recebeu o Nobel de Química em 2013 por seu trabalho sobre a modelagem computacional de reações químicas, junto com o britânico-americano Michael Levitt e o israelense-americano Arieh Warshel.
Leia também
• Acidente de ônibus nos Andes peruanos deixa seis mortos e seis desaparecidos
• Israel confirma detenção de diretor de hospital em Gaza e ativistas pressionam por informações
• Com apoio de Trump e "suspense", Mike Jonhson é reeeleito para a presidência da Câmara
Nascido em Viena, Áustria, em 15 de março de 1930, Karplus exilou-se nos Estados Unidos com sua família após o Anschluss, a anexação alemã de seu país natal em 1938.
Ele estudou em Oxford e Harvard, universidade onde também lecionou a partir de 1966. A partir de 1992, passou a dar aulas também na universidade francesa de Estrasburgo.
Karplus era um fotógrafo emérito. Suas fotografias foram exibidas em maio de 2013 na Biblioteca Nacional da França, em Paris.
"Embora seja celebrado por sua inteligência, sua vida como refugiado e suas numerosas contribuições científicas, talvez o maior impacto de Martin Karplus seja a maneira como ele se conectou com pessoas e comunidades por meio da ciência, da fotografia ou da gastronomia, inspirando-as com seu exemplo", destacou o obituário.
Ele deixa uma esposa, um filho, duas filhas e uma neta.