Logo Folha de Pernambuco

LUTO

Morre presidente da Namíbia, ex-ativista contra o Apartheid

Geingob foi primeiro ministro do país africano por 12 anos

Presidente da Namíbia morreu neste domingo (4)Presidente da Namíbia morreu neste domingo (4) - Foto: Redes sociais/Reprodução

O presidente da Namíbia, Hage Geingob, morreu neste domingo (4), aos 82 anos, em um hospital da capital Windhoek, onde recebia tratamento contra o câncer, anunciou a presidência do país sul-africano em um comunicado.

Geingob foi primeiro-ministro durante 12 anos, um recorde de longevidade no país, antes de se tornar seu terceiro presidente em 2014 e o primeiro que não pertencia ao grupo étnico majoritário Ovambo.

Desde jovem, dedicou-se ao ativismo contra o regime sul-africano do Apartheid, que então governava a Namíbia, antes de se ver forçado ao exílio - primeiro, em Botswana, e depois, nos Estados Unidos.

"É com a maior tristeza e pesar que lhes informo que nosso querido Hage G. Geingob, presidente da República da Namíbia, faleceu hoje", afirma o comunicado assinado pelo presidente em exercício, Nangolo Mbumba.

O texto pediu calma e serenidade, "enquanto o governo se ocupa de todas as disposições, preparativos e outros protocolos estatais necessários".

Em janeiro, o gabinete presidencial havia anunciado que uma biópsia durante um exame médico de rotina revelou a presença de "células cancerígenas" no organismo do chefe de Estado.

País semidesértico da África Austral, a Namíbia foi um dos últimos Estados do continente a alcançar a independência, em 1990.

As eleições presidenciais e legislativas foram marcadas para o final do ano.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter